• Carregando...
 | Daniel Castellano /Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

Nesta quarta-feira de cinzas (10), tem início o período de quaresma, um tempo em que os cristãos se preparam espiritualmente para a celebração da Páscoa. Como o próprio nome sugere, a quaresma dura 40 dias e termina no Domingo de Ramos, a festa católica que marca a entrada de Jesus em Jerusalém e que antecede o Domingo de Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 27 de março.

Por que a Páscoa e o carnaval mudam de data todo ano?

Ao contrário de outros feriados, religiosos ou não, nem sempre a Páscoa cai na mesma data, embora sempre seja comemorada sempre em um domingo. Você sabe por que isso acontece?A Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, tem ligação com a Páscoa judaica, chamada de Pessach, que comemora a libertação dos escravos hebreus no Egito.

Leia a matéria completa

Na igreja católica, a cor litúrgica utilizada neste tempo é o roxo, um símbolo que demonstra aos fiéis que a quaresma é uma fase dedicada a penitência e oração. “O jejum faz-se, de modo especial, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, mas recomendado em qualquer dia do ano, em especial às sextas-feiras”, explica o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, no artigo intitulado Tempo de Quaresma.

Para muitos cristãos, esse é o tempo de abrir mão de alguma coisa que lhe agrada. “O jejum pode variar muito de acordo com cada pessoa, e cada um deve escolher sua prática penitencial para este tempo”, diz o cardeal.

Apesar de ser um período especial para os católicos, nem sempre os preparativos para a Páscoa iniciaram com 40 dias de antecedência. Foi no século IV que a quaresma foi instituída como um tempo dedicado a oração, jejum e penitência. Antes disso, o tempo de oração era realizado nos três dias que antecedem a Páscoa. O número quarenta faz referência a diversas passagens bíblicas, como os 40 dias que Jesus passou no deserto e o dilúvio.

Campanha da Fraternidade 2016

Juntamente com o início da quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram hoje (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, a campanha tem como objetivo refletir sobre saneamento básico, saúde pública e cuidados que todos devem tomar para manter o ambiente limpo.

Em Curitiba, a celebração de abertura da Campanha da Fraternidade 2016 está marcada para o próximo domingo (14), às 19 horas, na Catedral de São Tiago (Av. Sete de Setembro, 3927).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]