• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Desde agosto de 2015, 78,9% dos municípios paranaenses tiveram casos confirmados de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14) pela Secretaria do Estado Saúde, 315 das 399 cidades do estado confirmaram casos de pessoas com a doença. Dessas, 265 apresentaram casos autóctones, quando o paciente é contaminado no própria município em que vive.

O número de cidade em situação epidêmica da doença aumentou na última semana, saindo de 79 para 81. A epidemia, de acordo com o índice da Organização Mundial da Saúde (OMS), se configura quando o número de casos atinge o índice de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Os dados da Sesa também mostram que outros 65 municípios vivem em estado de alerta para epidemia. O índice utilizado neste caso varia entre 100 até 299 casos para cada 100 mil habitantes.

Em uma semana, 1.282 novos casos foram registrados no estado e não foram confirmadas novas mortes. Desde agosto, 57 pessoas foram vítimas da dengue e 51.165 casos foram confirmados. Pouco mais de 30% de todos os casos registrados no Paraná aconteceram na cidade de Paranaguá, no litoral -- são 15.655 no total. Só na cidade, 28 pessoas morreram vítimas da dengue de acordo com os dados da Sesa.

Zika e Chikungunya

O boletim também mostra os novos números de zika e chikungunya no estado. Oito novos casos de zika foram confirmados pela secretaria, somando 324 no total. Destes, 216 são auctóctones e 108 importados, quando o paciente é contaminado fora da cidade onde mora.

Os casos de chikungunya também aumentaram na última semana -- são três novos casos, totalizando 75. De acordo com os dados da Sesa, 90% dos casos são importados. Apenas sete casos confirmados no estado são autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]