• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Maringá, no Noroeste do Paraná, registrou quatro casos de zika vírus. A confirmação foi dada na manhã desta sexta-feira (12) pela secretária municipal de Saúde, Carmem Inocente, durante entrevista coletiva. Apenas um dos casos é importado, enquanto os demais foram classificados como autóctones, ou seja, foram adquiridos na própria cidade.

Segundo a pasta, três casos – incluindo o importado – já foram oficializados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba, que repassou os resultados no fim da tarde de quinta (11). O outro exame foi feito em um laboratório particular de Maringá. Este teste foi encaminhado para contraprova no Lacen.

Saiba tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya

Nenhuma gestante está entre os infectados pela doença. Por enquanto, a Secretaria de Saúde não vai informar outros dados sobre os pacientes, como a idade ou o bairro onde residem.

Estratégia

De acordo com o assessor da secretaria de Saúde de Maringá, Alan de Andrade, está sendo intensificado o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do zika, da dengue e da febre chikungunya.

INFOGRÁFICO: Entenda como o vírus do zika está se espalhando pelo mundo

“Agentes comunitários de saúde foram incluídos junto aos agentes de endemias nos trabalhos de vistorias. Além disso, equipes do Programa Saúde da Família estão orientando as grávidas atendidas pelo município. Caso alguma delas já tenha adquirido o vírus, é feito o acompanhamento por conta da possibilidade de microcefalia.”

Os casos de dengue também preocupam a cidade. Somente este ano, já foram confirmados 50 casos da doença, com 786 notificações de casos suspeitos. Diante do risco, a Secretaria Municipal de Saúde mudou a estratégia de combate ao mosquito transmissor.

“Antes, fazíamos o bloqueio somente após a confirmação dos casos. Este ano, decidimos fazer esse trabalho já diante de uma notificação. Quando isso acontece, equipes da dengue aplicam inseticida num raio de sete quarteirões [300 metros] das residências das pessoas que tiveram a dengue confirmada”, ressaltou Andrade.

Paraná

Os casos de zika em Maringá devem ser incluídos no próximo informe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que será divulgado na semana que vem. Até a última quarta-feira (10), quando foi divulgado o último relatório, haviam sido confirmados 25 casos de zika vírus no Paraná, sendo três autóctones e 11 importados. Os demais estavam em investigação para determinar a origem da doença.

Entre os casos confirmados, um era de Londrina e outros dois eram de Colorado, no Noroeste do estado, que realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (12) para tratar sobre os casos de dengue e zika na região. O encontro contou com a presença do chefe da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Jales Adolfo. “Estamos prestando toda assessoria [para o combate ao Aedes aegypti] , fazendo reunião com os secretários de saúde e com os prefeitos. Estamos empenhados para melhorar os atendimentos nos municípios”, destacou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]