• Carregando...

Foi publicado na manhã desta quinta-feira (12) a classificação das propostas técnicas da licitação para escolha da empresa ou consórcio que irá implantar o novo Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar) de Curitiba e outros 15 municípios da região metropolitana.

Quatro consórcios e duas empresas individuais continuam no processo de licitação, somando a participação de 15 empresas. O consórcio Recipar – Soluções Ambientais teve a maior pontuação na fase técnica, seguida pela empresa Tibagi, o consórcio Gralha Azul, a empresa Qualix Serviços Ambientais, o consórcio Paraná Ambiental e o Consórcio Pró-Ambiente.

Dois consórcios foram desclassificados – Vida Solar e Eco-Paraná. De acordo com a prefeitura, ambos não atenderam itens do edital de licitação, principalmente em relação ao tratamento de efluentes líquidos gerados na operação do sistema, e também por falta de capacidade da planta de tratamento. No edital, o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos exige que todo efluente líquido do Sipar seja tratado e aproveitado dentro da própria planta da indústria, sem lançamentos em rios ou córregos.

Uma comissão, formada por 10 técnicos representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal, avaliou as melhores tecnologias para aproveitamento de resíduos, eficiência e prazos de implantação. As propostas incluem tecnologia nacional, espanhola, americana e alemã.

Entre as propostas apresentadas, está a recuperação de materiais recicláveis, compostagem, que é transformação do lixo orgânico em adubo, transformação em combustível para uso industrial da parcela não reciclável de lixo. Todas as empresas também apresentaram sugestões na área de educação ambiental e interação com as comunidades.

A proposta técnica tem 60% da pontuação da licitação, enquanto o restante dependerá do preço apresentado. O valor máximo estipulado pelo Cosnórcio Intermunicipal é de R$ 73,00 a tonelada. A comissão estima que dentro de 20 dias úteis, contados os prazos legais da licitação conforme estabelece a Lei das Licitações, poderão ser abertas as propostas de preço e concluir a fase da licitação.

A intenção é que o Sipar seja uma indústria, em que o lixo seja a matéria prima. O Sipar vai reciclar, transformar em adubo e em material energético as cerca de 2,4 mil toneladas de lixo geradas diariamente pela população de Curitiba e de outros 15 municípios que hoje vão para o aterro da Caximba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]