• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Você já deve ter acompanhado o traçado de um avião pelo rastro que ele deixa no céu. Seria um fenômeno de questões climáticas ou sinais de devastação da Terra? Água (simplesmente) ou são experiências tóxicas para o meio ambiente? Por um lado, a resposta da ciência é bem simples, enquanto a internet está tomada de teorias da conspiração.

Segundo Samuel Braun, do Simepar, Curitiba é um lugar ideal para esse tipo de manifestação climática. As condições de temperatura e umidade, principalmente no inverno, favorecem essas formações.

GALERIA: Rastros no céu na visão dos leitores

Esse fenômeno se chama Contrails, ou trilhas de condensação. Os vestígios das aeronaves são vapores d’água que saem das turbinas dos aviões e congelam instantaneamente, transformando-se em cristais suspensos na atmosfera. Esse fenômeno não acontece sob qualquer circunstância. O ar precisa estar a uma temperatura de -35° C, o avião em viagem a pelo menos 7000 metros de altitude e a umidade relativa do ar deve beirar os 65%.

Segundo Braun, se a umidade estiver acima desse percentual, o que é comum no verão, haverá formação de nuvens e a visão a olho nu do fenômeno será prejudicada. Além disso, se as circunstâncias já estiverem favoráveis, alguns cristais de gelo suspensos na atmosfera se juntam ao rastro da aeronave.

A condição de umidade em Curitiba, em altitudes acima de 5000 metros, entre 50% e 70%, é a ideal para a formação desse tipo de fenômeno.

Chemtrails

Por outro lado, a teoria da conspiração Chemtrail, ou trilha química, sustenta que os rastros deixados por aviões são agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados sobre a população em grandes altitudes, com propósitos desconhecidos da sociedade. Alguns textos da internet sugerem que até mesmo a Força Aérea dos Estados Unidos conduz experiências nesse sentido, principalmente para “mudar o tempo” a favor de seus interesses.

Há algum tempo, fotos de “barris pulverizadores” instalados no espaço para passageiros de uma aeronave para fins de teste foram reivindicadas pelos conspiradores para “mostrar sistemas de dispersão em aerossol”. Um vídeo da rede Discovery News com um suposto avião de “testes químicos” viralizou na internet.

No YouTube, a pesquisa Chemtrail registra 905.000 resultados. No Facebook, a página “Chemtrail, Ameaça Real no Brasil” tem 2.625 fãs.

  • Foto enviada por Felipe Valentin (@valentin_ctba)
  • Foto enviada por Wilson (@wilkamiji)
  • Foto enviada por Kemuel Macedo (@kemuel_macedo)
  • Foto enviada por Gleizer Silva (@gleizer)
  • Foto enviada por Thuany Gazolli (@tgazolli)
  • Foto enviada por Adriana Kukla (@adrikukla)
  • Foto enviada por Henrique Sanches (@sanches_henrique)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]