• Carregando...

A reforma de sete estações da Supervia vai triplicar capacidade, que passa de 105 mil passageiros por dia para 300 mil, até abril. A maior ampliação será em Engenho de Dentro, onde a construção de um mezanino vai permitir que a capacidade da estação salte de 15 mil para 80 mil pessoas por dia. Além disso, haverá integração com outros modais em São Cristóvão, com o metrô; e Deodoro, com o BRT Transolímpico.

As três outras estações olímpicas, que atendem o Complexo Olímpico de Deodoro, são Vila Militar, Magalhães Bastos e Ricardo de Albuquerque. A estação de Madureira, apesar de não atender aos Jogos Olímpicos, também está sendo reformada e ganhará uma conexão com o terminal do BRT Transcarioca no bairro. A capacidade da estação já passou de 20 mil para 40 mil passageiros por dia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, durante a apresentação do balanço da reforma.

De acordo com o secretário de transporte Carlos Roberto Osorio, a ampliação das estações vai ser um legado para o carioca e o fluminense e faz parte da meta de ter um milhão de passageiros na Supervia até 2018. Atualmente, são pouco menos de 700 mil. Osorio aproveitar para comemorar a entrada em circulação do 80º trem importado da China.

“Com este, temos cem trens novos. Eles trazem conforto e comodidade ao passageiro e maior eficiência, já que os novos quebram menos. E ainda há 32 trens para chegar. Vinte deles vem da China e chegam até as Olimpíadas. Os outros 12, que serão produzidos no Brasil pela Alstom, chegam até o final do ano que vem”, afirmou Osorio.

O presidente da Supervia, Carlos José Cunha fez coro com o secretário. “O uso de trens está crescendo 10% ao ano. É o modal que mais cresce no país. Enquanto barcas e ônibus perdem cliente, nós crescemos. É a resposta do passageiro à melhora do sistema. Os intervalos entre composições, que eram de cerca de 18 minutos, hoje são de 7 minutos”.

Acostumado com os trens velhos que rodam no Ramal de Japeri, administrador de empresas José Luiz Fernandes, de 50 anos, quer ver mais composições novas. “Este trem está maravilhoso, mas eu queria saber o motivo dos veículos novos estarem concentrados em poucos ramais. No Ramal Japeri só pego trem antigo”, reclamou.

A Supervia informou que os trens novos circulam em todos os ramais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]