• Carregando...
Técnicos da Sanepar fazem o reparo do buraco na Rua Cel. Dulcídio. | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Técnicos da Sanepar fazem o reparo do buraco na Rua Cel. Dulcídio.| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Mais uma cratera assusta o curitibano, a terceira em apenas dois meses. Desde o começo desta semana, um buraco no Batel interdita uma faixa da Rua Coronel Dulcídio, em Curitiba. Funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) afirmam que houve uma erosão na galeria. Os comerciantes da região comentaram que, por pouco, acidentes não aconteceram no local. Moradores da região comentaram que o buraco estava aberto há praticamente uma semana e nenhum trabalho tinha sido feito até então. No entanto, na manhã desta quinta-feira (23), uma equipe da Sanepar trabalhava no local, com uma máquina, vendo qual era o estrago.

“Antes disso, nesta quarta-feira (22), vieram outros funcionários da Sanepar e fizeram a medição do buraco, viram o que poderia ser de fato, até para saber qual maquinário seria necessário”, comentou um comerciante, que preferiu não se identificar.

Conforme os funcionários da Sanepar, quando o buraco no Batel foi aberto, descobriu-se a erosão que se formou por um rompimento em uma das Galerias de Águas Pluviais (GAP) que passa pelo local. “Por estar num trecho em que muitos veículos passam, o peso também ajudou. Mas algo comum com o passar do tempo”, explicou o funcionário, que não pôde se identificar.

Os funcionários da Sanepar informaram que vão trabalhar em parceria com a prefeitura de Curitiba no reparo. A GAP deve ser reparada pela prefeitura e a Sanepar vai trocar também o esgoto que passa pelo trecho onde o buraco se formou.

Caos no trânsito

Por causa da faixa interditada, os comerciantes contaram que a sinalização não era suficiente. “Com a presença dos funcionários da Sanepar, a sinalização ficou melhor. Mas antes, havia só uma placa próximo ao buraco”, contou o dono de uma das lojas da esquina.

A falta de uma sinalização melhor aos motoristas por pouco não provocou acidentes. “Os motoristas costumam passar muito rápido por aqui. Quase teve engavetamento”. A faixa da direita deve continuar bloqueada no cruzamento com a Rua Comendador Araújo e é importante que os motoristas tenham atenção.

Ainda na tarde de quinta-feira, as obras no local foram concluídas. A prefeitura de Curitiba informou que por volta das 15h o buraco já tinha sido fechado, pois todos os reparos foram feitos.

Em contrapartida, continua o alerta aos motoristas para que tomem cuidado no cruzamento, pois o trecho vai continuar bloqueado até que o asfalto seja refeito. A princípio, a previsão é de que até o fim da tarde desta sexta-feira (24) o fluxo de veículos já seja liberado.

Três crateras em dois meses

Esse é o terceiro buraco em vias públicas que assusta os curitibanos em 2017. Em janeiro, foi interditado um trecho da Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no Centro, por ter sido engolido por um buraco aberto na pista. A cratera interditou parte da rua por uma semana para que o reparo fosse feito. No dia seguinte ao buraco da Carlos Cavalcanti, outro se abriu em uma calçada da Rua Padre Anchieta, no Bigorrilho, quando um casal chegou a ser engolido, mas sem maiores ferimentos. Nos três buracos a explicação é a mesma: excesso de chuva, o que causa movimentação do solo.

Ano passado, uma cratera gigante se abriu na Praça Carlos Gomes, no Centro. No mesmo ano, em fevereiro de 2016, outro buraco apareceu na Rua Trajano Reis e engoliu uma pessoa, que teve ferimentos leves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]