• Carregando...
Alagamento em pontos do município de São José dos Pinhais. Trecho alagado da Rua Rui Barbosa próximo ao cruzamento com a BR-277 | Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Alagamento em pontos do município de São José dos Pinhais. Trecho alagado da Rua Rui Barbosa próximo ao cruzamento com a BR-277| Foto: Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Chuva forte causou alagamentos em pontos do município de São José dos Pinhais. A moradora Marisa Aparecida dos Santos, com seu neto Roberson no colo, mostra os danos provocados pela água em frente à sua casa

Uma forte chuva atingiu diversos bairros de Curitiba e região metropolitana (RMC) na tarde deste domingo (23). Em Fazenda Rio Grande, na RMC, residências ficaram alagadas nos bairros Nações, Estados e Jardim Eucaliptos. Também houve registros de alagamentos em Pinhais, nos bairros Pineville e Maria Antonieta. Em São José dos Pinhais, moradores comunicaram alagamentos em residências nos bairros Cidade Jardim e Jardim Ipê II. Em Curitiba, a enchente afetou casas no bairro Boqueirão.

Em Fazenda Rio Grande, um deficiente físico morador da Rua Hungria, no bairro Nações, ficou ilhado em casa. Os bombeiros foram acionados às 16h30 para realizar o salvamento. Já em Pinhais, a região mais afetada foi a do Pineville, próximo ao terminal de ônibus do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores da Rua Marrocos sofreram com alagamentos.

Em São José dos Pinhais, havia dois pontos de alagamento até as 17h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Na Travessa Venezuela, bairro Cidade Jardim, uma casa ficou alagada e parte de um muro caiu com a força da água. A família ficou ilhada na residência. Também no município, no bairro Jardim Ipê II, residências ficaram alagadas na Rua Sebastião Rosa de Moraes, próximo à BR-277. Neste local, famílias também ficaram ilhadas.

Em Curitiba, um dos bairros mais afetados foi o Boqueirão. A forte chuva que atingiu o bairro deixou pelo menos três casas completamente alagadas, segundo a Defesa Civil de Curitiba. Até as 17h30, o Corpo de Bombeiros registrou dois destelhamentos sendo um em Curitiba, na Rua Eduardo Pinto da Rocha, no bairro Sítio Cercado, e outro em Colombo, na Rua Santa Clara, no Jardim Paraná.

Protestos

Moradores do Pinhais realizaram um protesto contra as enchentes que vem castigando o município nas últimas semanas. Por volta das 19h30 eles iniciaram uma queima de pneus no cruzamento da Rua Humberto de Alencar Castelo Branco com a Rua Prudente de Morais, ao lado do Expotrade. De acordo com a PM, o trânsito na Humberto de Alencar Castelo Branco estava interrompido em ambos os sentido às 20h50.

No bairro Nações, em Fazenda Rio Grande, também houve protestos contra os danos causados pela chuva. Cerca de 100 moradores interditaram a Avenida Paraguai, fazendo um buraco no asfalto e queimando pneus e móveis velhos.

Meteorologia

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, em Pinhais choveu 80mm entre 16h15 e 17h45. Já no Centro Politécnico, no Jardim Botânico em Curitiba, choveu apenas 9mm durante o mesmo período, sendo que a distância entre o bairro e Pinhais é de cerca de cinco quilômetros. Segundo o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, a diferença ocorre porque as pancadas ficaram concentradas em uma célula de chuva que se deslocou de Fazenda Rio Grande até Pinhais passando por alguns bairros de Curitiba e São José dos Pinhais.

O meteorologista explica que esta mesma célula seguiu para a divisa de São Paulo com o Paraná onde chovia forte por volta das 19h. Para esta segunda-feira (24), deve voltar a chover no Paraná. "As temperaturas seguem elevadas. A alta umidade na região Leste do estado deve provocar temporais isolados, principalmente no período da tarde, nesta segunda", diz Valentin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]