• Carregando...
Governador do Paraná fez uma reunião de seu secretariado na manhã desta quarta-feira (27) | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Governador do Paraná fez uma reunião de seu secretariado na manhã desta quarta-feira (27)| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Uma nova proposta de reajuste salarial para o funcionalismo público do Paraná deve sair ainda nesta quarta-feira (27). O indicativo foi dado nesta manhã pelo próprio governador Beto Richa (PSDB) durante reunião com o secretariado, no Palácio Iguaçu. A nova proposta é uma resposta à base aliada do tucano na Assembleia Legislativa, que nesta terça-feira (26) apresentou formalmente ao governo estadual duas alternativas à data-base dos servidores públicos para garantir ao menos a correção inflacionária dos últimos 12 meses, de 8,17%. As duas propostas surgiram como uma reação à tentativa do Executivo de oferecer um índice de 5%, e com aplicação atrelada à disponibilidade de caixa.

Verba prevista pode dificultar alcance de metas na educação

Ao destinar só 30% do que arrecada para a educação, o Paraná enfrentará dificuldades para cumprir o plano que define os rumos do ensino básico, médio e superior para os próximos 10 anos

Leia a matéria completa

O índice inferior à inflação, até então defendido pelo Executivo, foi rechaçado pelos servidores públicos em greve. A pressão chegou ao Legislativo, que agora tenta costurar uma proposta capaz de pôr fim às greves em curso. A segunda fase da greve dos professores de escolas estaduais completa um mês nesta quarta-feira (27).

Caixa Zero: Richa desiste dos 5% e deve oferecer 8,17% parcelados ainda nesta quarta-feira

“Ainda hoje esperamos concluir uma nova proposta para a correção do salário do nosso funcionalismo, com o apoio da nossa base parlamentar”, disse o governador em um pronunciamento a imprensa, que não foi aberto a perguntas. Em uma das alternativas propostas pela base aliada, o reajuste contempla os 8,17%, mas o valor seria pago em quatro vezes nos meses de julho e setembro, em 2015, e de janeiro e março, em 2016. Na outra, o valor a mais nos salários seria de 3,45%, correspondente à inflação de maio a dezembro de 2014, pagos em setembro. Nesta última proposta, o valor faltante em relação à inflação dos últimos 12 meses seria quitado em janeiro, junto com outra medida: a antecipação da data-base, que hoje é 1º de maio.

Richa não deu qualquer sinal nesta manhã sobre qual proposta o governo estadual vai acatar. Mas o tucano voltou a enfatizar os problemas financeiros enfrentados pelo governo estadual e também os reajustes concedidos a servidores públicos durante seu mandato anterior. “Nos últimos quatro anos, garantimos reajustes, em média, de 63% para os servidores públicos. Momento delicado da economia nos impõe sacrifícios para um necessário ajuste nas contas públicas. Mesmo assim, estamos construindo uma solução que, tenho certeza, representa um novo avanço na valorização dos servidores públicos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]