• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Uma audiência de conciliação entre a Urbs, o sindicato que representa as empresas do transporte coletivo (Setransp) e o sindicato dos motoristas e cobradores (Sindimoc), marcada para esta terça-feira (19), tentará evitar nova greve de ônibus em Curitiba. Na reunião, mediada pelo Tribunal Regional de Trabalho (TRT), serão discutidas as possibilidades de garantir o adiantamento salarial dos trabalhadores, que tem de ser feito até quarta (20). Até esta segunda de manhã, o Setranp ainda não assegurava os depósitos.

Leia tudo sobre a greve de ônibus em Curitiba

Cartaz falso sobre greve de ônibus viraliza; sindicato nega nova paralisação

Leia a matéria completa

De acordo com o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, há possibilidade de novas mobilizações caso o adiantamento – equivalente a 40% do salário – não seja pago pelas empresas. Com indicativo de greve aprovado desde o fim do ano passado, motoristas e cobradores podem parar a partir de quinta-feira (21), sem precisarem de aprovação em assembleia ou de notificação mínima de 72 horas, conforme prevê a legislação.

“Com certeza, se não houver pagamento na quarta-feira, dia 21 [de janeiro] vai ter mobilização”, disse Teixeira.

O Setransp informou nesta manhã que mantém o mesmo posicionamento da semana passada, ou seja, de que será preciso analisar as condições de pagamento na audiência desta terça no TRT.

Atraso no pagamento de dezembro

Na semana passada, motoristas e cobradores de nove das onze empresas que atuam na capital cruzaram os braços por causa de atraso no pagamento de dezembro. Foram três dias de transtorno para passageiros. A paralisação terminou depois de um encontro no TRT, no qual a Urbs - que gerencia o transporte coletivo na capital - se comprometeu a adiantar repasses para ajudar a quitar os salários. A greve só acabou na quinta-feira (14), com retorno total da frota às ruas após os últimos trabalhadores serem pagos.

Repasse adiantado começa a ser descontado hoje

O adiantamento de R$ 3,5 milhões feito pela Urbs para agilizar o fim da paralisação da semana passada começa a ser descontado das empresas de transporte nesta segunda-feira (18).

De acordo com a Urbs, o desconto leva em conta a média dos valores arrecadados pelas empresas com as tarifas pagas pelos passageiros entre os últimos dias 14 e 16 de janeiro. A sistemática, com base no que é repassado diariamente às empresas pelo serviço prestado, prevê que o valor do empréstimo seja quitado até a próxima quarta (20) – dia do adiantamento salarial –, em parcelas de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]