• Carregando...

Os estragos provocados pelas tempestades que caíram sobre o Paraná desde sábado (9) e devastaram parte de Rolândia, no Norte do Paraná, fizeram com que a cidade decretasse estado de calamidade pública. A Defesa Civil do estado ainda confirmou que Sabáudia, Mandaguaçu, Rio Bom, Jataizinho e Reserva decretaram situação de emergência até a manhã desta sexta-feira (15). No começo da tarde, São José da Boa Vista também decretou situação de emergência. Londrina e Apucarana também podem estar nessa situação, mas os pedidos ainda não foram homologados e confirmados pela Defesa Civil.

Veja no mapa quais rodovias têm pontos de interdição por causa da chuva

Entenda a diferença entre situação de emergência e estado de calamidade pública

Leia mais

Ao todo, os temporais que destruíram rodovias, alagaram cidades e danificaram moradias chegaram a atingir diretamente 150,7 mil pessoas em 49 cidades do estado, conforme boletim da Defesa Civil divulgado ao meio-dia desta sexta-feira (15). Em novo boletim, divulgado às 14 horas, o número de afetados diminuiu para 62 mil. Cerca de 1,6 mil moradores permanecem desalojados e 168 desabrigados, isto é, estão em abrigos providos pelos governos municipais.

Das 10 mil casas danificadas, 9 mil estão localizadas na cidade de Rolândia – a mais afetada no Paraná. Além disso, há 81 residências destruídas, sendo 50 neste município. Devido a riscos de desabamentos de casas, que estão tomadas de graves rachaduras, a prefeitura municipal comunica aos moradores que há um apoio emergencial no Colégio Municipal Vitório Franklin.

Rolândia ainda reúne o maior número de desalojados: mil pessoas permanecem fora de suas próprias residências. Outras 36 pessoas estão em abrigos públicos. Ao todo, a Defesa Civil aponta que 36 mil pessoas foram atingidas pelos temporais. Na cidade, ainda, há uma pessoa desaparecida. Um motorista de ônibus tentou atravessar uma enxurrada, na segunda-feira (11), e o veículo foi levado pela força da água. Até a manhã desta sexta, ele não foi encontrado.

Confira as cidades afetadas pelas chuvas no Paraná:

Apucarana

Arapongas

Araucária

Atalaia

Bandeirantes

Califórnia

Cambé

Cambira

Campina Grande do Sul

Campo Largo

Cruzeiro do Sul

Fazenda Rio Grande

Guaraqueçaba

Ibaiti

Ibiporã

Jaboti

Jacarezinho

Jaguariaíva

Jardim Olinda

Jataizinho

Kaloré

Londrina

Mandaguaçu

Marilândia do Sul

Maringá

Nova Esperança

Novo Itacolomi

Paranacity

Paranavaí

Pato Branco

Piraí do Sul

Ponta Grossa

Porecatu

Porto Rico

Reserva

Ribeirão Claro

Rio Bom

Rio Negro

Rolândia

Sabáudia

Santana do Itararé

São José dos Pinhais

São José da Boa Vista

Sarandi

Sengés

Siqueira Campos

Tamarana

Tomazina

Wenceslau Braz

Fonte: Defesa Civil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]