• Carregando...
 | Lineu Filho/Tribuna do Paraná
| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

A uma semana do primeiro turno, a prefeitura de Curitiba realizou a troca de lâmpadas na Avenida Visconde de Guarapuava, uma das principais da cidade. As intervenções continuam ao longo da semana por outras vias, como a Castro Alves (Rápida sentido Pinheirinho) e João Bettega, no Portão, e na Rodovia dos Minérios. Apesar da coincidência eleitoral – a iluminação é citada constantemente pelos candidatos – as obras seguem um calendário iniciado em 2015, segundo a prefeitura.

O Plano de Iluminação Pública, lançado no ano passado, tem orçamento total de R$ 90 milhões e prevê a substituição de luminárias de vapor de sódio pelas de vapor metálico ou LED (que receberá 25% do investimento total), manutenção da iluminação pública (16%), melhorias na iluminação pública de praças e parques (10%), ações para implantação do sistema inteligente de iluminação pública (5%), reparação de postes republicanos (4%), entre outros.

A troca de lâmpadas nas vias de grande fluxo começou em junho, após licitação em dois lotes. Segundo a prefeitura, serão 8,8 mil luminárias de vapor metálico, em cerca de 80 ruas. As novas lâmpadas emitem luz branca, que ilumina mais e dá mais nitidez às cores. As obras devem seguir até o fim do ano.

No lote 1 está prevista a troca de 4.261 luminárias, em ruas como Mateus Leme, Anita Garibaldi, Arthur Bernardes, Padre Anchieta, João Gualberto, Paraná, Maurício Fruet, Pedro Viriato Parigot de Souza, Salgado Filho, Manoel Ribas, Mario Tourinho e Estrada da Ribeira. O lote 2, com 4.633 luminárias, abrange as ruas República Argentina, Marechal Floriano, João Bettega, Wenceslau Braz, Winston Churchill, Brasília, Anne Frank, Francisco Derosso, Guilherme Pugsley, Silva Jardim, e a Visconde de Guarapuava, entre outras.

Também está prevista a instalação de 135 novos pontos de iluminação no Parque Lago Azul, no bairro Umbará. A falta de iluminação em outra área pública, o Jardim Botânico, foi criticada pelo candidato Rafael Greca (PMN). Segundo a prefeitura, foram furtados cabos elétricos no local .

Rua XV

Os postes republicanos implantados no Centro Histórico de Curitiba também estão sendo revitalizados. A reforma teve início após um deles cair sobre uma mulher, em outubro de 2015. Desde então, a Secretaria de Obras Públicas e retirou 100 peças para recuperação e passou a monitorar todas as outras. Segundo a prefeitura, 35% do cronograma de obras já foi realizado – a meta é restaurar cerca de mil peças. Uma das etapas concluídas foi a Rua XV de Novembro, no trecho entre a Universidade Federal do Paraná e a Praça Osório, com 152 postes.

Segundo a prefeitura, é feita reparação total dos postes. Os equipamentos recebem um novo sistema de iluminação, com lâmpadas de 250 watts de potência de vapor metálico de 3000 K, com melhor luminosidade e eficiência energética.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]