• Carregando...
Prefeito Gustavo Fruet anunciou nesta sexta-feira a redução dos limites de velocidade em ruas do Centro de Curitiba | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Prefeito Gustavo Fruet anunciou nesta sexta-feira a redução dos limites de velocidade em ruas do Centro de Curitiba| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

A programação da semana de prevenção a acidentes de trânsito foi lançada, na manhã desta sexta-feira (18), na prefeitura de Curitiba com o detalhamento do projeto da Área Calma, que prevê a redução dos limites de velocidade no Centro de Curitiba, como a Gazeta do Povo antecipou no mês passado.

Nas principais vias do miolo central, o novo teto será 40 km/h. A mudança no limite começa a valer em novembro.

Nos próximos 40 dias, a prefeitura irá colocar as placas de sinalização. A partir de novembro, começa a fiscalização, que será feita por 12 radares instalados em semáforos e também por radares móveis. O projeto inclui a criação de vagas vivas, o plantio de árvores, a sinalização turística para pedestres e obras de acessibilidade.

Em agosto, a administração municipal usou o perfil no Facebook e campanhas publicitárias para avisar que haveria novidades no trânsito, com mensagens que trazem a “hashtag” #descubra e o desenho de um polígono. A forma geométrica compreende a área atingida pelo projeto.

Seus limites são as ruas André de Barros/ Nilo Cairo, Mariano Torres, Luiz Leão (por trás do Passeio Público), Inácio Lustosa e Visconde de Nacar. Essa região concentra a maior parte dos atropelamentos em Curitiba – tipo de acidente que causa mais mortes na cidade.

Dentro do perímetro central há vias com limites de velocidade que variam de 30 a 60 km/h. A redução de velocidade em perímetros urbanos no Brasil é uma tendência na gestão de trânsito, principalmente a partir dos novos limites implantados em vias marginais e regiões de São Paulo.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]