Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Saúde

Saiba que a cegueira é evitável em 80% dos casos

Exames periódicos podem livrar as pessoas de doenças que causam a perda irreversível da visão

  • Willian Bressan
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A falta de prevenção adequada pode levar o mundo a ter 76 milhões de pessoas cegas em 2020. Os números são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que chama a atenção para o fato de que as principais causas que levam à cegueira são evitáveis em 80% dos casos. No Brasil, de acordo com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que 33 mil crianças ficaram cegas devido a doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente.

Os números alarmantes levaram à criação, em 1999, da iniciativa “Visão 2020 – O direito à visão”, coordenada pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. O objetivo é erradicar a cegueira por causas evitáveis até o ano de 2020. “Hoje, a oftalmologia moderna consegue tratar adequadamente a maioria dos problemas oculares. Entretanto, alguns, como o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular só terão sucesso com o tratamento se forem descobertos na fase inicial. Por isso, a palavra de ordem para tratar os problemas da visão é a prevenção”, explica Carlos Moreira Júnior, professor titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Paraná e chefe do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná.

A prevenção deve começar desde o nascimento, de acordo com oftalmologista. Os recém-nascidos precisam fazer o teste do olhinho, que pode detectar a presença de doenças congênitas a serem tratadas com bons resultados, como a catarata congênita. Dos 3 aos 6 anos, é necessário saber se a visão é boa nos dois olhos por meio do exame de vista e se os olhos não têm desvios, como o estrabismo. Em jovens, os defeitos de refração, como miopia e astigmatismo, são os mais comuns.

Hoje a oftalmologia moderna consegue tratar adequadamente a maioria dos problemas oculares.

Carlos Augusto Moreira Júnior,professor da UFPR

Os adultos costumam apresentar com maior frequência a presbiopia (vista cansada) e podem desenvolver glaucoma e problemas de retina. Exames de rotina devem ser feitos para evitar os problemas visuais. A avaliação da pressão arterial e da glicemia. Cuidar da hipertensão arterial e da diabete também pode evitar problemas futuros.

Os idosos são os que mais sofrem com os problemas da visão e apresentam as doenças mais preocupantes que podem levar à cegueira irreversível: glaucoma, degeneração da mácula relacionada à idade e a retinopatia diabética. “Todas essas doenças podem ser adequadamente tratadas se forem descobertas precocemente, especialmente o glaucoma e a degeneração macular. Por isso, para os idosos, exames de vista anuais são importantes”, explica Moreira Júnior.

Catarata é a única causa de cegueira que pode ser curada

A principal causa de cegueira no mundo é a catarata, problema que atinge 50% da população acima dos 65 anos no Brasil, segundo estimativas. A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (parte do olho). Não existe nenhum método efetivo para evitar a opacificação com o passar da idade. No entanto, a catarata é a única causa de cegueira que pode ser curada. “A catarata senil está presente em muitos indivíduos idosos, mas as técnicas atuais permitem boa recuperação visual em qualquer idade. Por outro lado, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular devem ser tratados nas fases iniciais, visto que quando o paciente tarda em procurar auxílio especializado, a doença já avançou muito trazendo danos irreversíveis para a visão”, explica Carlos Moreira Júnior, professor titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Paraná e chefe do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná. (WB)

Sintomas
Risco
Tratamento
Prevenção
Alerta
Como é?
Sintomas
Risco
Tratamento
Prevenção
Alerta
Como é?

De olho no seu olho

Conheça as doenças que, caso não sejam diagnosticadas precocemente e tratadas a tempo, levam à cegueira irreversível.

Glaucoma

Degeneração da mácula relacionada à idade

Retinopatia diabética

Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE