• Carregando...
 | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Estelionatários fingindo ser funcionários de hospitais que integram a Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal) – Santa Casa, Hospital Infantil e Mater Dei – têm entrado em contato com familiares de pacientes dessas unidades para solicitar depósitos em dinheiro que seriam utilizados para pagar exames e medicamentos. Nesta semana, foram cinco casos registrados envolvendo pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de instituições da Iscal.

A informação é da própria assessoria da Irmandade, que divulgou na terça-feira (1º) um alerta público para prevenir futuras vítimas. Segundo a assessoria, os falsos médicos têm acesso a dados de pacientes e utilizam as informações para fazer pedidos de depósito, por telefone, aos familiares de pacientes internados principalmente nas UTIs.

O hospital, no entanto, não soube explicar como dados e contatos de pacientes acabam nas mãos dos criminosos.

Em 2015, o mesmo golpe já foi registrado em diversas Santas Casas do País, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na internet, há uma profusão de histórias semelhantes. Em Londrina, a Iscal havia registrado um único caso em abril.

Mas só nesta semana, familiares de cinco pacientes foram procurados pelos golpistas e, segundo a assessoria, uma família chegou a fazer o depósito solicitado.

Para prevenir novos golpes, a Iscal preparou cartazes alertando sobre o golpe para serem fixados nos hospitais que integram a irmandade. Para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou a assessoria, já há cartazes informativos sobre a proibição da cobrança de qualquer procedimento. Os novos cartazes irão alertar também os pacientes de convênio.

A Iscal ressalta que eventuais cobranças podem existir, mas qualquer valor só é solicitado após o comparecimento do familiar diretamente na unidade. Nada é recebido por depósito em contas, como requisitam os golpistas.

Por enquanto, a Iscal não registrou boletins de ocorrência sobre a questão, mas orienta quem receber tais ligações a comunicar formalmente o caso à Polícia Civil.

Dúvidas podem ser dirigidas diretamente aos hospitais, por telefone ou pessoalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]