• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Os brasileiros poderão observar, caso as condições estejam ideais, uma grande chuva de meteoros originários de detritos do cometa Halley na madrugada desta quinta (20) para sexta-feira (21). Na ocasião, devem ser vistos de 10 a 20 meteoros por hora.

A Terra passa por rastros do Halley, cometa que será visível em todo o planeta novamente apenas em 2061, duas vezes ao ano, sendo a primeira no mês de maio e a segunda em outubro. Apesar de o ápice da chuva ocorrer, provavelmente, a partir das 2h, a hora que antecede o amanhecer é o melhor horário para a observação. Na região de Curitiba, o Sol deve nascer às 6h36 nesta sexta-feira.

Para observar a chuva de meteoros, é preciso mirar o olhar um pouco abaixo da constelação de Orion, onde ficam as conhecidas Três Marias. A constelação surge no horizonte Leste, ficando mais alta com o avançar das horas.

Moradores de grandes centros urbanos, porém, têm mais dificuldade em observar fenômenos como esse, justamente por causa da luminosidade artificial. Na capital paranaense, também há o “agravante” de que a madrugada será nublada, com precipitações isoladas, segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

A recomendação, portanto, é que aqueles que quiserem conferir a chuva de meteoros se dirijam a regiões mais afastadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]