• Carregando...

No dia 20 o congresso Smart City Business America Congress & Expo,evento que espera reunir mais de mil pessoas em Curitiba a partir desta semana, no Expo Unimed, abrirá espaço para o Fórum Volvo de Mobilidade. A ideia, segundo Luis Carlos Pimenta – presidente da Volvo Bus Latin America, é discutir maneiras inteligentes para o futuro da mobilidade, principalmente no transporte público.

Para pensar cidades mais inteligentes

Evento que será realizado em Curitiba entre 19 e 21 de maio debaterá mobilidade, energia, construção sustentável e planejamento urbano

Leia a matéria completa

Energias limpas no transporte público muitas vezes são vistos como uma ameaça ao custo do sistema, principalmente para o passageiro. Mas Pimenta vê a situação sob outra ótica.

“Qualquer sistema que se chame inteligente tem de ser efetivo no custo. As pessoas pensam que esse custo tem de ser apenas do passageiro e do operador. Mas o sistema não é isolado dentro da comunidade. Se você deixa de poluir, atravancar o trânsito e causar perda de tempo, toda a sociedade ganha com isso.”

A prefeitura de Curitiba assinou com a Volvo, no ano passado, um protocolo de entendimento para desenvolvimento de um ônibus articulado elétrico. Segundo Pimenta, esse ônibus deverá entrar em operação teste a partir do próximo ano. “Esse convênio deverá desenvolver a tecnologia que depois será exportada para o resto do mundo. A ideia é que coloquemos esse ônibus em circulação na Linha Verde. A produção comercial deve ficar para daqui dois anos“.

A participação internacional da Volvo no SmartCity ficará por conta de Edward Jobson, diretor da Volvo Bus na Suécia. A palestra dele, agendada para a manhã do dia 20, falará sobre as tendências de eletromobilidade e como cidades inteligentes estão alterando seus sistemas de transporte com as diferentes tecnologias disponíveis na área de ônibus. No mesmo período também falará o arquiteto, urbanista e ex-prefeito Jaime Lerner.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]