• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Não bastasse o feriado da Proclamação da República ter tido temperaturas longe das imaginadas para novembro, principalmente na faixa litorânea, o restante da semana também deve ser atípico no Paraná. Um ciclone subtropical que se desenvolveu no oceano Atlântico na altura da região Sudeste do Brasil volta a trazer chuvas para o estado nesta quarta-feira (16), de acordo com o Simepar.

As precipitações devem atingir as faixas litorânea e Leste (onde fica Curitiba), mas aparecem com mais intensidade no Sudoeste, Oeste e Centro-Oeste. Essa condição provoca ainda ondas anormais e instabilidade no litoral, mas não há possibilidade de ressaca como a registrada no começo do mês.

“Esse ciclone está trazendo agitação maior para o Paraná, mas não trará grandes impactos. Toda a frente fria é associada a um ciclone, isso ocorre semanalmente. Esse tem características diferenciadas pela agitação do litoral e pelos ventos”, explica Sheila Paz, meteorologista do Simepar. A umidade que converge junto com o ciclone é a responsável pela chuva. Os ventos oriundos do ciclone levam a umidade para o interior do estado entre esta quarta-feira (16) e quinta-feira (17).

Nesta quarta, os termômetros não devem passar dos 23° C em Curitiba. As temperaturas mais elevadas são registradas no Oeste: Guaíra e Foz do Iguaçu devem ter máximas de 32°C. Em Maringá, no Noroeste, os termômetros devem bater os 31° C.

Já a quinta-feira (17) deve ser de tempo instável apenas na faixa Leste do estado, que engloba Curitiba e Região Metropolitana, até o limite de União da Vitória e Telêmaco Borba. Toda a faixa Oeste, o Centro e os municípios que ficam perto das divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul voltam a apresentar maior estabilidade no clima, com temperaturas na casa dos 25° C e 30° C e menos umidade. A sexta-feira (18) será de clima bom – com temperaturas amenas – em todo o estado.

Curitiba deve registrar máximas de 25° C até o final de semana, e mínimas de 12° C, com chuvas isoladas. As maiores temperaturas serão registradas na região Norte do estado, com 34° C em Paranavaí e 32° C em Umuarama. Já as mais baixas ocorrem na região dos Campos Gerais, com possibilidade de 9° C no começo das manhãs em Guarapuava.

Inverninho

De acordo com o Simepar, o Paraná também pode conviver com um “inverninho” fora de época neste final de semana. A temperatura deve baixar consideravelmente no sábado (19) e no domingo (20), apesar da pouca possibilidade de chuva.

“Essas são as primeiras simulações, mas parece que a temperatura vai diminuir principalmente nas manhãs de sábado e domingo. Até mesmo abaixo dos 10° C”, informa Sheila. As máximas devem ficar na casa dos 20° C. Essa “onda fria” deve atingir principalmente a faixa Sul, onde estão as cidades mais geladas do estado, e também a capital e as praias.

Guarapuava pode amanhecer com 8° C no final de semana e até mesmo Foz do Iguaçu tem previsão de temperaturas amenas, na casa dos 13° C, para as primeiras horas do sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]