• Carregando...
Prestes à viver uma noite incrível, pacientes celebram em frente à limousine | Mônica Neves e Melise Bochnia/HNSG
Prestes à viver uma noite incrível, pacientes celebram em frente à limousine| Foto: Mônica Neves e Melise Bochnia/HNSG

A noite do último sábado(27) vai ficar marcada na memória de oito pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, que puderam sair do ambiente de tratamento para renovar as energias com uma experiência diferente. Elas foram as convidadas pela direção do hospital para assistir ao show da cantora Anitta em um lugar exclusivo, bem na frente do palco. “Foi uma noite memorável, inesquecível, e cada momento vivido vai ficar para sempre no coração de todas nós,” conta Luciana Dorini, paciente que luta há mais de 20 anos contra um hemangioma.

Para Margarete Tosta, a única das oito pacientes que está internada e se prepara para um transplante de medula óssea, sair para ir ao show foi sinônimo de uma renovação de energias para seguir na luta contra a doença. “Foi bem divertido. Pude sair da realidade do hospital, e ainda acabei conhecendo outras pessoas com histórias diferentes e momentos de superação,” conta ela.

Pacientes em pleno show da cantora AnittMônica Neves e Melise Bochnia/HNSG

De acordo com Maria Aparecida, paciente em tratamento por causa de um câncer de mama, a experiência foi emocionante, especialmente para quem desde a descoberta da doença não havia saído do ciclo casa-hospital-casa. Para ela, a euforia de estar presente no show tirou a negatividade de foco do pensamento para trazer de volta a esperança. “Saí daquele show ontem muito mais positiva. São momentos como este que fazem a gente lembrar que pode vencer os problemas,” comemora Maria.

No dia seguinte, a lembrança que fica para cada uma delas é de um momento de união e celebração que ficará marcado como o início de uma grande amizade. Um encontro improvável, que junto de todos os detalhes, fez da noite um momento inesquecível para todos os envolvidos.

Stronger

Um dos vídeos mais virais produzidos pelo HNSG foi de 2012, quando pacientes, pais, médicos e funcionários se uniram para estimular o transplante de medula óssea no Brasil ao som do refrão “What doesn’t kill you make you stronger” (O que não te mata te faz mais forte – em tradução livre).

Relembre.

Colaboração para o tratamento

A ida ao show é resultado de um projeto do próprio hospital, que, desde 2012, produz vídeos em que pacientes são mostrados ao embalo de músicas (ou paródias )de artistas de renome. A ideia é chamar atenção para a realidade de quem está em tratamento e ajudar a pessoa e toda a família no enfrentamento da doença, além de colaborar com a cura e ainda motivar quem assiste.

Segundo Flaviano Ventorim, diretor executivo do hospital, um dos maiores desafios que eles enfrentam é a tentativa de transformar os momentos de tratamento, que em geral não são agradáveis, em lembranças únicas e especiais. “Nosso maior objetivo dessa noite foi que as nossas pacientes, ex-pacientes e mãe de pacientes se sentissem especiais e verdadeiras rainhas, para saírem do foco do tratamento e de tudo aquilo que estão passando ou passaram,”comenta Ventorim. “A união de esforços resultou em uma noite realmente de estrelas, com direito a maquiagem, pizza e limousine.”

Noite de princesas

A relação da cantora Anitta com o projeto começou no mês passado, com a publicação de um vídeo (veja abaixo) com uma paródia da música “Blá Blá Blá”, que com uma letra escrita pelos próprios colaboradores do hospital , busca motivar as pessoas a enxergarem a vida com outros olhos. Assim que souberam que a artista estaria na cidade para um show, surgiu a ideia de convidar algumas pacientes e ex-pacientes para assistir à apresentação da cantora em uma noite especial.

Para viabilizar a ação, a equipe dos hospital buscou parceiros que pudessem tornar a noite ainda mais incrível para as convidadas especiais. O resultado foi um encontro que teve pizza, espumante, maquiadoras para deixar todas ainda mais bonitas, e para coroar, uma limousine cor de rosa para levá-las ao show. “Imaginávamos que seria só o show, e quando chegamos tivemos praticamente um dia de princesa, com maquiagem, pizza, muitas risadas, e uma limousine de surpresa,” relembra Luciana.

Fernanda Rodrigues, proprietária da Pink Track Limousines, já conhecia a iniciativa do hospital por conta dos vídeos e assim que teve a oportunidade, não hesitou em participar da ação. “Achei legal porque as pessoas vivem reclamando de tudo e elas mostraram que mesmo em uma situação difícil como um tratamento, ainda assim é possível ser feliz,” explica Fernanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]