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Dispositivo é acionado por cartão emitido para idosos | Cesar Brustolin/SMCS
Dispositivo é acionado por cartão emitido para idosos| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

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35% dos pedestres que morreram em acidentes em 2013 eram idosos

Um dos objetivos do mecanismo é reduzir o número de atropelamentos de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida na cidade. Segundo dados do projeto Vida no Trânsito, que está sendo executado em Curitiba e integra uma ação global coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos pedestres que morreram em acidentes nas ruas da cidade em 2012 eram idosos. Em 2013, esse porcentual foi de 35%. No ano passado, a prefeitura aumentou o tempo de abertura do semáforo para pedestres em 12 cruzamentos. "No cruzamento da Rua Westphalen com a Pedro Ivo, o tempo para travessia era de seis segundos. Depois que determinamos a média de 1 metro por segundo, passou para 12 segundos", explica o diretor da Escola Pública de Trânsito da Setran, Cassiano Ferreira Novo.

Um sistema que amplia o tempo de abertura dos semáforos para a travessia de pessoas idosas e com mobilidade reduzida é testado em Curitiba. O pedestre encosta o cartão-transporte emitido pela Urbs em um dispositivo e a duração aumenta de 12 para 18 segundos. "Nós fizemos uma pesquisa com cerca de 500 idosos para definir o tempo médio de travessia deles", explica o diretor da Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Cassiano Ferreira Novo.

Atualmente, o tempo de abertura dos semáforos para pedestres em Curitiba é calculado com base na largura da via. O padrão é de um segundo por metro. Ferreira Novo afirma que a ampliação do tempo para idosos não vai impactar na sincronia dos semáforos para veículos. "O tempo vai aumentar de três a cinco segundos, o que é quase imperceptível para o condutor", diz o diretor.

O sistema em teste é desenvolvido pela empresa Dataprom e funciona por meio de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que pode ser acionada pelos cartões da Urbs. O projeto piloto foi implantado em um semáforo no bairro Alto da Glória, em frente ao Santuário do Perpétuo Socorro. O teste deve durar 30 dias e pode ser ampliado para outros cruzamentos. Por enquanto, o projeto não tem custos para a prefeitura.

De acordo com Ferreira Novo, os cruzamentos que podem receber a nova tecnologia passam por um estudo da Setran. "Vamos pegar locais que tiveram mais atropelamentos fatais de idosos e locais de grande fluxo de pessoas da terceira idade e com mobilidade reduzida", explica. Os pontos que devem receber a tecnologia ficam perto do Instituto de Cegos, Terminal Guadalupe, Hospital do Idoso, da Praça Rui Barbosa e da Rodoviária.

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