• Carregando...
 | Marcelo Elias /Arquivo 
Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias /Arquivo Gazeta do Povo

Todo mundo sabe que é preciso passar protetor solar todos os dias. Mas será que, mesmo não se esquecendo de passar o produto, a proteção é aquela que se vê na embalagem? A resposta é não. Existem medidas certas para se proteger do sol, que foram estabelecidas em 2013 pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção. É preciso passar o produto na pele com 15 minutos de antecedência à exposição solar e reaplicá-lo a cada três horas. Além disso, existem quantidades corretas para cada região do corpo.

É recomendado usar o protetor solar em todas as áreas expostas, como rosto e braços. “O fator ideal é 30 ou mais. É importante que o consumidor veja se o produto oferece proteção de amplo espectro, ou seja, se fornece bloqueio aos raios Ultravioleta A e B”, explica o coordenador de oncologia cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Luis Fernando Tovo.

Caso seja uma exposição intencional ao sol, na praia ou na piscina, o Consenso afirma que é necessário aplicar duas camadas do produto em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna.

“No caso das mulheres grávidas ou pessoas com manchas de pele é recomendada a proteção contra luz visível, como uma base de rosto que tenha um fator protetor alto”, explica Tovo.

O especialista aconselha o uso de protetores tipo spray em áreas com alta quantidade de pelos, pois isso facilita na hora de espalhar o produto. Já para os mais velhos existem protetores que estão aliados a antioxidantes que auxiliam no rejuvenescimento da pele.

“Os protetores no Brasil são adequados ao nosso clima úmido. Algo que se deve ter em mente na hora de escolher um é adequá-lo ao seu tipo de pele. Se optar por um produto não recomendado vai ser incômodo utilizá-lo”, explica o dermatologista. Ele ainda ressalta que é indispensável o uso diário dessa proteção, pois os raios solares podem causar câncer.

Dicas para não esquecer

  • Use fator 30 ou superior.
  • Aplique 15 minutos antes de ir ao sol e a cada 3 horas.
  • Grávidas e pessoas com manchas na pele devem preferir proteção contra luz visível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]