• Carregando...
Rio Nhundiaquara em Morretes : cidade terá fim de semana quente | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Rio Nhundiaquara em Morretes : cidade terá fim de semana quente| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O final de semana será de calor no Paraná. Pelo menos, se comparado aos sábados e domingos anteriores, marcados por muito frio e chuva. E com a elevação das temperaturas, a descida para o Litoral se torna bastante propícia.

Segundo o Simepar, as maiores temperaturas na região devem ser Paranaguá, Morretes e Antonina, onde os termômetros podem chegar aos 27°C no sábado (27) e quase a 30°C no domingo (28).

Mas, quem estiver a fim de curtir não só a beleza do Litoral como reviver os tempos de verão e passar horas na areia da praia deve estar ciente de que não deve fazer tanto calor assim. Matinhos e Pontal do Paraná, por exemplo, terão máxima de 26°C, mínimas entre 13°C e 14°C, com tempo entre nuvens.

Mesmo assim, a tendência, explica o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, é que fique quente em praticamente todo o estado. O ar seco deve iniciar a formação de nuvens e manter o final de semana ensolarado, sem previsão de chuva. “Tivemos uma frente fria no início da semana e agora estamos sob um sistema de alta pressão. Se analisarmos, tivemos um aumento nas temperaturas desde o início da semana, quando a mínima em Curitiba foi de 1º C”, observa.

Aproveite porque é rápido!

Mas o meteorologista alerta: na segunda-feira (29), volta a esfriar. “Uma nova frente fria se formará no Rio Grande do Sul entre sábado e domingo e deve chegar ao Sul e Sudoeste do Paraná na segunda-feira, quando há previsão de chuva”, assinala Costa.

No entanto, a queda de temperaturas, pelo menos no começo da semana, não deverá ser tão acentuada e fazer com que a moda dos casacos e cachecois se repita. A previsão é de que, na segunda e na terça, Curitiba tenha máximas de 23°C e 19°C, respectivamente, com dias encobertos e chuvosos.

Palmas, no Sudoeste, terá mínima de 11°C no começo da semana e o calor ficará em torno de 20°C. Até em Londrina, onde o termômetro bate em 30°C durante todo o fim de semana, a temperatura cai para 21°C na terça-feira (30).

Rodovias

A concessionária Ecovias estima que, por conta do calor do final de semana, o movimento nas rodovias rumo ao litoral deve começar ainda nesta sexta-feira (26).

Entre 18h e 22h, o volume de tráfego deve ser de 800 veículos por hora. No sábado, a previsão indica mais de 17 mil veículos. O pico maior ocorre entre 9h e 10h, com fluxo de mil veículos por hora nesse período. No domingo, o horário de maior movimento deve ser entre 15h e 20h, no sentido de retorno para Curitiba. A previsão de tráfego é de 1,7 mil veículos por hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]