• Carregando...
As árvores começaram a ser derrubadas no dia 23 de fevereiro. | Divulgação/Preserva Irati
As árvores começaram a ser derrubadas no dia 23 de fevereiro.| Foto: Divulgação/Preserva Irati

Decisões tomadas por dois órgãos ambientais interromperam, por tempo indeterminado, a derrubada de uma área de mata nativa no centro de Irati, no Centro-Sul do Paraná. Nesta quinta-feira (5), uma reunião entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, prefeitura da cidade e os donos da área decidiu pela suspensão da derrubada.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia, durante a semana, anunciado o embargo do desmatamento. O caso também está sendo discutido na Justiça, que analisa se retira o licenciamento ambiental para transformar a área em um loteamento.

A possibilidade de criação de um parque municipal também será avaliada. Uma visita técnica do grupo na área já foi agendada para os próximos 10 dias. A derrubada das árvores começou no dia 23 de fevereiro. O desmate desagrada um grupo de moradores que luta há cinco anos para manter a mata em pé.

O terreno de 140 mil metros quadrados é circundado por residências, tem trilhas abertas pela própria população, um campinho de futebol e uma queda d’água, além de muitas árvores nativas, como araucárias. Os responsáveis pelo empreendimento alegam que 35 mil metros quadrados serão preservados, obedecendo a legislação e garantindo, por exemplo, a integridade do arroio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]