• Carregando...
 | Reprodução Facebook/
| Foto: Reprodução Facebook/

Se você pudesse mudar para qualquer lugar do Brasil, para onde iria? Os cabo-frienses Hugo Leal e Bruna Dawes acreditam que, entre os 5.570 municípios brasileiros, é aqui, em Curitiba, que o destino lhes reserva as melhores surpresas. Para custear a vinda de mala, cuia e Lilith Ravenoth (o membro canino do trio), decidiram pedir uma ajudinha na internet através do site Vakinha, plataforma de financiamento coletivo que modernizou a tradicional vaquinha entre amigos. A esperança é que, findo o inverno, tenham conseguido o suficiente para bancar a mudança.

Em nome das pequenas causas

Em sete anos de existência, o site Vakinha já cadastrou mais de 200 mil campanhas; dessas, 40 mil receberam alguma contribuição.

A plataforma acolhe todo tipo de pedido: há quem queira, como Hugo e Bruna, mudar de ares; há aqueles cujas ambições são mais mundanas, digamos, como um novo aparelho celular ou o ingresso para um show; e há quem deseje apenas poder visitar a namorada ou uma festa de casamento.

Os pedidos que conquistam a maior adesão de doadores, no entanto, são aqueles para arrecadar fundos para o pagamento de tratamentos médicos ou para a manutenção de instituições. É o caso da vaquinha mais bem-sucedida da história do site, que levantou mais de 400 mil reais para custear o transplante de células tronco de Geovana, 11 anos, diagnosticada com uma síndrome rara que causa cegueira. Vaquinhas para a manutenção de ONGs de proteção animal também têm boa aceitação.

De acordo com Fabricio Milesi, um dos criadores do Vakinha, apesar de as campanhas com maior apelo e adesão serem aquelas de ajuda social, 70% do montante arrecadado em todas as contribuições feitas até hoje pelo site foi destinado para vaquinhas menores, que pediam até 5 mil reais para fins diversos.

A busca por um futuro mais promissor no meio artístico é o que motiva o casal a encarar os quase mil quilômetros que separam a calorosa Cabo Frio, no Litoral do Rio de Janeiro, de Curitiba. Convictos, os dois acreditam que a capital paranaense não só oferece uma qualidade de vida melhor, como amplifica as perspectivas para o amanhã pelo potencial artístico que possuí - Hugo e Bruna fazem circo há dois anos e pretendem se especializar na área.

E tem ainda a tentação da aventura, eles não negam. “Hoje é cada vez mais difícil conseguir se desprender das nossas raízes, de onde tudo está ‘dando certo’, e mudar radicalmente de vida. Nossa ideia é exatamente essa: mudar radicalmente, começando pelo lugar”, explica a descrição da campanha do casal.

Para tornar essa mudança radical possível, no entanto, era necessário mais do que vontade, daí surgiu a ideia de recorrer a boa e velha vaquinha. “Um amigo nos deu a ideia de fazer uma Vakinha para juntar dinheiro, de tanto que falávamos sobre o estilo de vida de Curitiba e sobre a famosa página da Prefs”, contou Hugo. Em dois meses,eles já amealharam 1.135 reais, pouco mais de 20% dos 5 mil pedidos inicialmente.

E, chegando em terras paranaenses, quais são os planos? “Temos o sonho de montar um centro artístico multifuncional. Um espaço para aulas gratuitas de circo, dança, yoga, acroyoga, teatro, música e tudo o mais que a arte puder abraçar.” Em contrapartida, como forma de agradecimento ao voto de confiança e ao arrecadamento da vaquinha, Hugo e Bruna pretendem arregaçar as mangas e oferecer um projeto de oficinas de malabares para escolas municipais.

Melhor cidade do Brasil

A mesma perspectiva em relação à Curitiba também motivou a publicitária Ana Célia Zelenkovas, de São Paulo, a criar a sua própria vaquinha. Cansada de uma rotina que envolve horas perdidas para o trânsito e o medo crescente da violência urbana, Ana acredita que Curitiba reúna os benefícios de uma metrópole bem planejada, mas ainda com potencial de crescimento.

Já a ideia de Ana Célia é deixar a capital paulista para se lançar a uma nova empreitada profissional: no lugar das campanhas publicitárias, entra uma empresa de pet sitter e dog walker (em outras palavras, um serviço de “babá” para pets e passeio para cachorros).

“Quero uma qualidade de vida que SP não pode mais proporcionar, enquanto Curitiba foi eleita a melhor cidade do Brasil em 2015 e tem potencial para o mercado de pets. Acredito que não há lugar melhor para começar uma vida nova”, diz. Até o momento, Ana não conseguiu arrecadar nada, mas mantém a esperança de conseguir chegar aqui antes do fim do inverno – “É que adoro frio.” Já é meio caminho andado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]