• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem está incomodado com o tempo chuvoso dos últimos dias no Paraná pode se preparar para muito mais. Depois de uma trégua na quinta e sexta-feira, no sábado volta a chover – e bastante. A previsão é de que sejam mais de 200 milímetros até terça-feira em quase todas as regiões do estado. Além do desconforto, a chuva incessante e intensa deve causar estragos. Qualquer quantidade de precipitação na casa dos 100 milímetros já costuma causar problemas. O acumulado pode causar enchentes e alagamentos, especialmente na porção Sul do Paraná.

O alerta é do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar. Ele explica que já choveu acima do normal para julho, que costuma ser um mês mais seco. Em Londrina, a água que caiu do céu na primeira semana do mês já foi suficiente para ser o julho mais chuvoso desde 1997, quando começou a série histórica do Simepar. Mas o pior ainda não chegou. “A chuva desta quarta-feira não é expressiva como as próximas que virão”, pondera. Lizandro salienta que as precipitações atingirão as bacias dos rios Iguaçu, Tibagi e Ivaí, que têm histórico de inundações.

Condições climáticas específicas causaram a virada no tempo. “Estamos com o escoamento de umidade da região amazônica, já é um pouco de influência do El Niño”, explica Lizandro. A preocupação maior é com a noite de domingo para segunda – depois de um final de semana chuvoso, encharcando o solo. “A média costuma ser de menos de 100 milímetros no mês inteiro. E deve chover três vezes isso, no prazo de poucos dias”, conta o meteorologista. Ele enfatiza que há muito tempo o Paraná não tinha um julho de tanta chuva. Em 2014, o mês de junho foi atípico, com enchentes históricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]