• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois dos intensos ventos e das chuvas isoladas em todo o Paraná no final da tarde desta terça-feira (13), o tempo “limpou” em boa parte do estado e o frio voltou a dar as caras. Segundo o Simepar, em função dessa massa de ar gelado, há possibilidade de geada para diversas regiões do Sul do estado já nesta quinta-feira (15). A faixa atingida pode ir de Curitiba e Região Metropolitana aos Campos Gerais e Sudoeste. As cidades de União da Vitória e General Carneiro devem registrar mínimas de 4° C.

Já esta quarta-feira (14) amanheceu com temperaturas estáveis na faixa Sul-Centro e Noroeste. A massa de ar frio, que trouxe chuvas ao estado, se desloca em direção a São Paulo, por isso o Leste e o Norte Pioneiro convivem com precipitações ao longo do dia. Na capital, nas serras do mar e no Vale do Ribeira ainda há muita nebulosidade, que deve se dissipar ao longo do dia.

Curitiba: árvore desaba ao lado de casa

Leia a matéria completa

Curitiba amanheceu com temperatura na casa dos 10° C e deve registrar até 20° C nesta quarta (14). A região de Campo Mourão pode alcançar picos de 25° C. Em Jacarezinho, a máxima pode passar dos 26° C.

Já o forte sistema de baixa pressão, que também provocou instabilidade no tempo, segue para o Oceano Atlântico e gera ressaca nas praias, com mais intensidade apenas no Rio Grande do Sul.

Quinta-feira gelada e final de semana quente

“Depois da frente fria, uma massa de ar frio se instala em algumas regiões do estado. A geada precisa de temperatura estável para ocorrer, quando o ar frio é predominante, e ela pode atingir toda a região do Centro-Sul nesta quinta-feira (15)”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Segundo ele, no entanto, o frio deve ser pontual. A partir de sexta-feira (16) o tempo começa a melhorar novamente, com sol e algumas nuvens em todo o estado. O Norte e a região de Foz do Iguaçu devem voltar a registrar máximas na casa dos 30° C, e em Curitiba e Região Metropolitana a temperatura fica na casa dos 23° C.

“Na sexta-feira (16) e no sábado (17) o tempo volta a ficar agradável em todo o estado, mas as chuvas devem retornar já no final de domingo (18) e na segunda-feira (19)”, alerta o meteorologista.

Rescaldo dos ventos

Os fortes ventos que atingira o Paraná nesta terça-feira (13), com diversos danos materiais, ficaram na casa dos 70 km/h, segundo o Simepar e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital, o pico alcançou 66 km/h. Em Guarapuava e na região de Guaíra, os ventos chegaram a 78 km/h. No Litoral, 62 km/h; e em Palmas, 71 km/h.

Segundo o Climatempo, as rajadas foram ocasionadas por um grande ciclone extratropical. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, os ventos alcançaram 159 km/h. De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, os ventos ainda tiveram influência de uma corrente de vento originária na Bolívia e que se deslocou ao Rio Grande do Sul e da frente fria que atingiu a região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]