• Carregando...
 | Gelson Corazza
| Foto: Gelson Corazza

Uma forte tempestade atingiu a comunidade do Km 8, área rural de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, na noite desta segunda-feira (13). Levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros indica que sete casas foram completamente destruídas e dezenas de outras danificadas.

Galeria: Veja imagens de Francisco Beltrão após a tempestade

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Francisco Beltrão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu 19 feridos em decorrência da tempestade, que estariam em oito ou dez casas, de acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros. Cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional, quatro para o Hospital São Francisco e os demais permanecem em observação no local. Em uma única residência, onde havia a comemoração de um aniversário, 15 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o capitão Eriksen Mafra, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, também há registro de casas destelhadas nos bairros São Francisco, São Miguel e Cristo Rei. O Exército Brasileiro ajuda a prestar atendimento à população. “A situação mais grave foi na comunidade do Km 8, onde tivemos casas destruídas; nosso pessoal ainda está no local prestando todo o atendimento necessário”, disse.

O major Antonio Schinda, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independentes, contou que a cidade chegou a ficar sem energia elétrica, por volta das 19h10, mas a situação já foi normalizada. Há registros de quedas de árvores e postes. Um levantamento preliminar indica que pelo menos 50 casas foram atingidas pelo temporal e ventos fortes.

A prefeitura e outros órgãos de segurança como Samu, Polícia Militar e Polícia Civil também estão mobilizados. Na manhã de terça-feira (14), será feita uma avaliação criteriosa da situação de cada morador. Como o incidente mais grave ocorreu na zona rural, um veterinário também deve ser acionado para verificar as condições dos animais que pertencem a essas famílias.

Vendaval

Os ventos fortes começaram às 18h30. Meia hora depois, a tempestade ficou ainda mais intensa.De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Instituto Tecnológico Simepar, os registros de estragos se concentram no interior do município. A estação meteorológica do Simepar na cidade captou ventos de 55 km/h e acumulado de chuva de 3,4 milímetros.

Há a suspeita de que os danos foram causados por um tornado. A possível ocorrência de um fenômeno desse porte ainda será investigada. Barbieri explica que a partir de vídeos e fotografias da região afetada é possível analisar a dimensão do fenômeno. A Defesa Civil do Paraná informou, por volta das 23h30, que se trata de um vendaval. O órgão também alertou que há fotos falsas circulando pela internet: seriam imagens de tempestades que ocorreram em Santa Catarina e foram atribuídas ao evento meteorológico que ocorreu esta noite em Francisco Beltrão.

Mais chuva

Barbieri explica que as imagens do radar mostram que a instabilidade na região já diminuiu, mas deve chover ainda durante a madrugada de terça-feira (14) na região Sul e Sudoeste do Paraná. Na terça-feira, uma frente fria se desloca e traz mais precipitações para o Oeste, Centro-Sul, Centro e Sudoeste do estado. “Essa frente fria se junta ao ar quente e úmido que vem do Norte do país e forma essas áreas de instabilidade. É isso que provoca essas chuvas fortes”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]