• Carregando...
Veranico continua durante a semana com baixa umidade relativa do ar e menos nevoeiros pela manhã | Antônio More/Gazeta do Povo
Veranico continua durante a semana com baixa umidade relativa do ar e menos nevoeiros pela manhã| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O veranico continua inabalável – pelo menos até quinta-feira (6), segundo previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) – durante o dia, com temperaturas típicas de meses mais quentes e índice baixo de umidade relativa do ar na maior parte do estado. Os dias terão nuvens esparsas durante o começo da semana, mas o céu limpo predomina.

“A condição atmosférica em que estamos é uma massa de ar seco. A umidade relativa do ar baixa é um característica normal”, diz a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar.

Segundo o relatório do meteorologista Reinaldo Kneib, “a semana vai continuar com tempo estável e permanece com grande variação na temperatura do ar, ou seja, noites e madrugadas ligeiramente frias”. As máximas previstas para quarta-feira (5) são de 27 graus C em Curitiba; 30 graus C em Londrina; 32 graus C em Guaíra e 31 graus C em Francisco Beltrão. As mínimas ficarão entre 11 e 13 graus na capital e 15 e 16 graus C em Francisco Beltrão. Londrina e Guaíra registrarão mínimas de 15 e 16 graus C.

Boa notícia para quem tem voos agendados ou vai pegar estrada: a baixa umidade relativa do ar diminui a possibilidade de ocorrência de nevoeiros pela manhã. Às 14 horas de domingo (2), a umidade relativa do ar era de 42,3% em Curitiba e de 21,1% no Noroeste do Paraná. “Os próximos dias continuam com este padrão. Os nevoeiros não estão tão frequentes quanto ano passado porque a umidade relativa do ar está em torno de 5% mais baixa”, explica Ana Beatriz. “Não seria incomum ter uma mínima de 30% em Curitiba, pela condição do setor Leste. A umidade nesta região não fica tão baixa quanto no interior do estado”, completa.

“Os valores [da umidade relativa do ar] são baixos na maior parte do Estado. E como nos últimos dias é mais crítico no extremo noroeste”, escreveu Reinaldo Kneib. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70% – abaixo disto, o tempo seco pode desencadear problemas de saúde como asma, infecções, desidratação e alergias.

Segundo previsões do Simepar, agosto terá um volume menor de chuva que o previsto para julho (40 mm/mês a 110 mm/mês) e setembro (60 mm/mês a 140 mm/mês): entre 40 mm/mês e 90 mm/mês. A temperatura mínima prevista para agosto é superior a de julho e a que se espera em setembro: agosto terá mínimas em torno de 10,2 graus C enquanto setembro será de 9,9 graus C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]