• Carregando...
Gibiteca na Vila Resistência, na CIC,ficou no meio do alagamento. | Atila Alberti/Tribuna do Paraná
Gibiteca na Vila Resistência, na CIC,ficou no meio do alagamento.| Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná

Depois de uma virada repentina do tempo, o dia quente de sol deu lugar a uma tempestade e surpreendeu Curitiba e Região Metropolitana no início da tarde dessa quarta-feira (21). A chuva, acompanhada de rajadas de vento estimadas em 55 e 60 km/h, deixou um rastro de estragos pela Capital e cidades próximas: queda de energia, semáforos desligados, voos atrasados e focos de alagamento foram alguns dos problemas registrados.

Confira fotos da chuva em Curitiba

1,1 mil pessoas afetadas no Paraná

O temporal que surpreendeu Curitiba e Região Metropolitana na tarde dessa quarta-feira (21) também chegou a outras cidades do Paraná. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 16 municípios foram atingidos, afetando 1,1 mil pessoas e provocando estragos em pelo menos 211 casas.

O município com mais estragos foi Chopinzinho, no Oeste do estado, onde 350 pessoas foram afetadas pela tempestade e pelo granizo, que danificou 70 casas. Outras cidades afetadas foram Pérola do Oeste, Mallet e Santo Antônio do Sudoeste e Campina Grande do Sul.

De acordo com a Copel, no fim da tarde 1,9 mil domicílios continuavam sem energia elétrica, principalmente nos bairros Santa Quitéria, Novo Mundo, Mossunguê e Campina do Siqueira. Logo depois do temporal, 22 mil unidades ficaram sem luz. A previsão é de que o serviço seja totalmente restabelecido até as 22 horas.

O trânsito também ficou complicado por causa da chuva. A Secretaria Municipal de Trânsito informou que no período da tarde havia 91 semáforos desligados ou em alerta, principalmente nos bairros Juvevê, Água Verde e Portão. Equipes da Setran foram encaminhadas aos locais com tráfego mais tumultuado.

O mau tempo complicou também os pousos e decolagens no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Por volta das 16 horas, sete voos estavam atrasados e um foi cancelado, para Guarulhos. Uma aeronave da TAM e pousaria no aeroporto e iria para Congonhas teria sido deslocada para Londrina.

Temporal tira rádios e TV do ar em Curitiba

A tempestade que atingiu repentinamente Curitiba no início da tarde desta quarta-feira (21), além de complicar o trânsito, molhar os desprevenidos e causar estragos em vários prédios públicos, também afetou veículos de comunicação. A suspeita é de que um raio tenha atingido equipamentos da BandNews e da RIC TV, no Pilarzinho. A emissora de televisão ficou poucos minutos fora do ar, mas o caso da rádio é mais complicado. A queima de aparelhos impediu a transmissão durante a tarde. Não há previsão de quando o serviço será restabelecido. A rádio CBN também ficou fora do ar, mas a transmissão foi retomada rapidamente.

Dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Camponesa e Saturno, na região de Santa Felicidade, tiveram atividades paralisadas porque a água atingiu as salas de aula. Naquela mesma região da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Comprido ficou sem luz e manteve funcionamento básico com gerador de energia para atender apenas os casos considerados de emergência. As Unidades de Saúde Tancredo Neves e Gabineto, na Cidade Industrial, também ficaram sem energia elétrica e tiveram de suspender os atendimentos.

Um eucalipto caiu dentro do terreno da escola Dario Veloso, na CIC, sem ferir ninguém ou danificar a estrutura do prédio.

Risco de enchente é afastado

Apesar do susto causado pelas fortes chuvas que atingiram Curitiba e Região Metropolitana, o risco de enchente do Rio Barigui foi afastado pelo Departamento de Gestão de Risco. De acordo com o diretor, Claudio Wojcikiewisz, como a chuva forte não durou muito tempo, o escoamento da água foi rápido – os rios e córregos estão baixando 30 centímetros a cada 30 minutos. Apesar de haver previsão de mais chuva para a noite dessa quarta-feira (21), Claudio explica que não há risco de transbordamento porque o volume de água será menor.

Na parte da tarde, os 11 pluviômetros municipais registram chuva intensa, com média de 40 milímetros em uma hora. O recorde foi em Santa Felicidade, com 60,8 mm. Ele conta que a área de instabilidade se formou rapidamente, em cinco minutos, e que já está deixando a cidade rumo ao Norte, em São Paulo. Contudo, o sistema continua em alerta porque uma linha de instabilidade está vindo de Santa Catarina e pode causar mais chuvas em Curitiba no final da tarde.

Veja a previsão do tempo para sua cidade

Leitor registra alagamento na rua Visconde de Nácar

Confira um time lapse da chegada da chuva em Curitiba

Time-Lapse da chuva que provoca queda de granizo em pontos isolados de Curitiba - PR. Registro de Guilherme Nery (via Whats Tornados no Brasil).

Posted by MeteoFloripa on Quarta, 21 de outubro de 2015

Vídeo mostra a queda de granizo na capital

Leitora relata sete minutos de chuva de granizo em Santa Felicidade

Vídeo da RPC mostra a intensidade da chuva no Centro

Temporal em Curitiba

Temporal, raios e granizo na capital paranaense. Envie a sua imagem com a tag #TônaRPC ou pelo aplicativo da RPC: www.rpc.com.br/vcnarpc

Posted by RPC on Quarta, 21 de outubro de 2015

  • Alagamento na Rua Almirante Gonçalves, quase na esquina com a Marechal Floriano. Foto de Clovis Marques Lima
  • Chuva causa alagamento na Rua Desembargador Westphalen, no Rebouças
  • Árvore caiu e causou estragos na Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo, na CIC. Felizmente, ninguém se feriu
  • Sol e chuva em Curitiba durante a tarde desta quarta-feira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]