• Carregando...
Ventos podem ter alcançado até 115 km/h entre os dois municípios | Reprodução
Ventos podem ter alcançado até 115 km/h entre os dois municípios| Foto: Reprodução

O Simepar confirmou a passagem de um tornado entre as cidades de Cafelândia e Nova Aurora, no Oeste do Paraná, na tarde desta sexta-feira (9). Vídeos e fotos que chegaram para o instituto de meteorologia, junto com imagens de radares, apontaram para uma tempestade severa na região. Os ventos podem ter chegado a 115 km/h.

GALERIA: Veja imagens dos estragos causados pelo tornado em Palmitópolis

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica que o órgão recebeu imagens que mostram árvores retorcidas e pinheiros cortados ao meio, o que é característico desse tipo de fenômeno. Vídeos também mostram “um funil tocando o solo. A velocidade é difícil precisar, mas, pelas imagens, acreditamos que se trate de um tornado de categoria F0, o mais fraco, com ventos de 65 km/h a 115 km/h”, diz.

Círculo na imagem indica a formação do tornado

Um vídeo divulgado no Youtube pelo Jornal Integração, de Cafelândia, mostra o momento em que o tornado toca o solo e atinge a área rural. O fenômeno ficou concentrado em um distrito conhecido como Palmitópolis e ocorreu por volta das 15h30.

Imagens de satélite feitas pelo Simepar mostram a aproximação da nuvem de tempestade que originou o tornado. De acordo com o meteorologista, como no Brasil esse tipo de fenômeno não tem longa duração, é possível apontar que esse tornado tenha persistido durante poucos minutos.

Para as próximas 12 horas, ou seja, até a manhã deste sábado (10), segundo o meteorologista, as condições para tempestades e eventos meteorológicos mais severos persistem para as regiões Oeste, Norte e Noroeste do Paraná. A passagem de uma frente fria pelo Paraná causa muitas chuvas e ventos fortes. Para as demais regiões, as ocorrências devem ser de chuvas com raios.

Estragos

A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil Estadual e com o Corpo de Bombeiros de Cascavel, que atende a região atingida pelo tornado, que informaram que até as 19 horas não haviam recebido informações sobre o tornado ou estragos causados pelo fenômeno. Também não há informações sobre feridos ou desabrigados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]