• Carregando...
Defesa Civil calcula que 2,6 mil residências, 40% dos imóveis da cidade, foram atingidos pelo tornado. | Janaína Mônego/SDR Xanxerê
Defesa Civil calcula que 2,6 mil residências, 40% dos imóveis da cidade, foram atingidos pelo tornado.| Foto: Janaína Mônego/SDR Xanxerê

O tornado que varreu parte de Xanxerê, na região Oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (20), destruiu 2,6 mil residências e deixou cerca de mil desabrigados e duas pessoas mortas. A Defesa Civil calcula que 10 mil moradores tenham sido afetados. Os desabrigados foram alojados em duas escolas públicas. Cerca de 120 pessoas feridas foram hospitalizadas e, até a noite de terça-feira (21), 21 ainda estavam internadas, três delas em estado grave, segundo o jornal Diário Catarinense .

A cidade de 48 mil habitantes ficou sem luz e o abastecimento de água também foi prejudicado – a previsão é de quatro dias para a normalização do serviço. Segundo o governo, uma força-tarefa trabalha para restabelecer a energia de 158 mil residências afetadas em 19 municípios da região. Duzentos militares do Exército chegaram à cidade para ajudar os desabrigados. O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini (PSD), decretou estado de calamidade pública.

O governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), esteve em Xanxerê. “Essa é uma fase de emergência, de dar proteção às pessoas. Temos um fundo de Defesa Civil e vamos aportar os recursos necessários”, declarou.

O Ministério do Trabalho já prepara a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores da região que foram atingidos pelo tornado. Os trabalhadores que moram em áreas declaradas em estado de calamidade pública têm direito a sacar o saldo de suas contas vinculadas do FGTS até o limite de R$ 6,2 mil.

Intensidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que o tornado que atingiu Xanxerê tenha chegado a 250 km/h, o que caracteriza um fenômeno F2, numa escala que vai de F0 a F5. No total, a tempestade castigou 33 municípios da região, incluindo Ponte Serrada, que foi atingida pela passagem de um segundo tornado e também deve decretar estado de calamidade pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]