• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

Cinco funcionários terceirizados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficaram feridos na manhã de segunda-feira (26) depois de um acidente com uma panela industrial no Restaurante Universitário (RU) do campus do Jardim Botânico. Um dos trabalhadores teve queimaduras de terceiro grau e foi encaminhado ao Hospital Evangélico. A informação foi divulgada na quarta-feira (28) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest).

A situação envolveu um equipamento em que se cozinhava cerca de 90 kg de feijão. O conteúdo teria extravasado do recipiente e atingido cinco funcionários terceirizados, segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), entidade que representa a categoria.

De acordo com a diretora-secretária do Siemaco, Amélia Rodrigues Palhares, o funcionário que com queimadura de terceiro grau segue internado e precisará fazer enxerto nos braços. Os demais trabalhadores tiveram ferimentos leves e foram liberados após atendimento médico.

Cerca de 40 pessoas terceirizadas trabalham da cozinha do RU do Jardim Botânico. Elas receberam orientação para não voltar às atividades até que as causas do acidente fossem identificadas. “Nosso jurídico está acompanhando o caso e aguardando a perícia dos equipamentos da cozinha”, comenta Amélia.

Procurada, a assessoria de imprensa da universidade informou que a Pró-Reitoria de Administração (PRA) vai analisar se o acidente foi decorrente de falha humana ou técnica. A UFPR disse também que só voltará a falar oficialmente sobre o ocorrido após a perícia do caso.

Terceirizados

A diretora do Siemaco observa que, apesar dos funcionários do setor serem terceirizados, os equipamentos do RU pertencem à UFPR e tem sua manutenção e conservação sob a responsabilidade da instituição.

Apesar de representar outra categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest) relata ter recebido reclamações envolvendo a estrutura dos Restaurantes Universitários da UFPR. Situações semelhantes envolvendo às condições de trabalho no referido RU também já teriam sido registradas pelo Siemaco.

O Sinditest também vai discutir internamente como lidar com o episódio, uma vez que profissionais representados pela entidade, como nutricionistas, também atuam no RU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]