• Carregando...
 | Gilberto Abelha/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Gilberto Abelha/Gazeta do Povo/Arquivo

Aproximadamente três mil cães e gatos já foram esterilizados no castramóvel em Curitiba. A campanha da Rede de Proteção Animal teve início em junho e a meta é operar pelo menos 7 mil bichos até outubro. Já estão abertas as inscrições para a etapa que ocorrerá na Regional Santa Felicidade, nos dias 2, 3, 5 e 6 de setembro. O serviço é gratuito e as vagas são limitadas.

Animais para adoção

Muitos grupos que trabalham pelo bem-estar animal e também protetores independentes castram os bichos e depois encaminham para a adoção. A prefeitura não tem relação com essa etapa, na qual se procura um lar para o cachorro ou para o gato.

Quem quer adotar um animal e tem a possibilidade de cuidar dele, pode procurar uma das várias ONG que trabalham nessa área na capital. Alguma delas são:

- Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba;

- Associação Vida Animal (Avan);

- Tomba Latas;

- Associação Ajude Focinhos Curitiba;

- Animalia Curitiba;

- Beco da Esperança;

- Salva Bicho;

- Grupo Força Animal;

- Adote com Consciência.

Se você não puder adotar, há outras formas de colaborar com as ONGs: doação de ração, de cupons de nota fiscal (sem CPF), produtos de limpeza, medicamentos, cobertores ou participando dos eventos organizados por essas entidades.

Cada pessoa pode castrar, em média, dois animais. Para participar, é preciso telefonar para (41) 3350-9941 ou enviar e-mail darmstrong@smma.curitiba.pr.gov.br. Pessoas atendidas por qualquer programa social da prefeitura de Curitiba ou que tenham cadastro no Armazém da Família (renda familiar de até R$ 3 mil) podem inscrever seus cães e gatos. Protetores independentes – aqueles que acolhem, cuidam e encaminham animais de ruas para adoção – também podem participar.

O coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi, explicou que o procedimento dura aproximadamente 30 minutos. Após ser castrado por veterinários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o cão ou o gato está liberado para se recuperar em casa. “Passamos todas as orientações dos cuidados no pós-operatório. Se o animal tiver alguma complicação, uma equipe da SMMA irá verificar o que ocorreu”, afirmou. Segundo ele, não houve nenhum caso de complicação grave no projeto.

Regionais

O projeto já passou por quatro regionais da capital – Tatuquara, Cajuru, CIC e Matriz . O projeto passa pela Regional Boa Vista entre 26 e 31 de agosto, mas já não há vagas para essa etapa da castração.

Segundo a prefeitura, o serviço gratuito de esterilização de animais ainda passará pelas regionais Pinheirinho, Portão/Fazendinha, Bairro Novo e Boqueirão até o fim do ano, além de retornar à CIC.

O castramóvel é um veículo adaptado para realizar as cirurgias de esterilização e receber os animais no pós-operatório. Trata-se de um hospital veterinário móvel e que segue as regras estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

De acordo com Colnaghi, um veículo participa da campanha e mais um deve entrar em operação nas próximas semanas. O convênio para o funcionamento do segundo castramóvel deve ser assinado na próxima sexta-feira (26). A partir disso, será possível esterilizar animais em duas regionais ao mesmo tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]