• Carregando...

A UFPR colocou no ar seu primeiro edital feito totalmente em Libras. O vídeo com mais de três horas de duração traduz, na íntegra, o documento que rege as normas para o Vestibular 2015/2016. A partir de agora, todos os processos seletivos organizados pelo Núcleo de Concursos (NC) da Universidade terão esse tipo de versão – inclusive seleções internas, como a do Provar.

De acordo com o coordenador do NC, professor Mauro Belli, a ação atende antecipadamente à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei federal nº 13.146). Promulgada no mês passado, a Lei entra em vigor a partir de janeiro de 2016 e, entre 127 artigos, busca “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania”.

Para Mauro Belli, ao antecipar-se à aplicação da lei, a UFPR reafirma a ideia de que a igualdade de oportunidades no acesso à informação, mais que uma necessidade, deve ser uma obrigação da universidade. “Até pelas nossas políticas de inclusão, não tínhamos como pensar diferente. É mais que justo que todos tenham igualdade de oportunidades para acesso à Universidade. E isso deve ser garantido em todas etapas de um processo seletivo, a começar pelo próprio edital de abertura”, afirma o coordenador.

Para produzir o vídeo, o NC contou com apoio da TV UFPR e de profissionais do curso de licenciatura em Letras-Libras – a Universidade é uma das seis únicas do Brasil a oferecer a formação nesta língua.O vídeo pode ser visto em http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2016/edital_libras.html.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]