• Carregando...
Às margens do Rio Barigui, na CIC, máquinas iniciaram as melhorias na tarde dessa terca-feira (3). | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Às margens do Rio Barigui, na CIC, máquinas iniciaram as melhorias na tarde dessa terca-feira (3).| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

As obras de mais um trecho do parque linear do Rio Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), começaram nessa terça-feira (3). A iniciativa faz parte da programação dos 322 anos do município, comemorados durante o mês de março. O dinheiro para a obra deve vir da Agência Francesa de Desenvolvimento. São R$ 4,6 milhões a serem investidos em melhorias com a construção de pista compartilhada para pedestres e ciclistas, além de paisagismo com árvores nativas e canchas de futebol de areia, de vôlei e de minifutebol.

Brinquedos adaptados

O terceiro trecho do parque linear será o primeiro na cidade a contar com brinquedos adaptados para crianças com deficiência física, a serem inaugurados no fim deste ano.“Vamos começar a investir em brinquedos para crianças com deficiência. Elas também têm direito a se divertir e brincar nesse espaço público que é de todos nós”, destacou o prefeito Gustavo Fruet. No ano passado, a Gazeta do Povo mostrou a campanha de Shirley Ordonio para que os parques tivessem brinquedos adaptados. A inspiração para o projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA) foi a filha de Shirley, Letícia, que tem dificuldades de mobilidade, e não conseguia brincar com os irmãos em áreas públicas. Depois da reportagem, prefeitura e Câmara anunciaram iniciativas inclusivas em parques.

A nova área de lazer faz parte do Rio Parque Barigui, programa que prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Rio Bonito e Reserva do Bugio (em andamento). O objetivo é criar um corredor de biodiversidade para a integração das diversas unidades de conservação.

Abraço

No dia 29 de março, no Parque Barigui, está previsto um abraço coletivo em torno do Rio Barigui. A ação é do Rotary Club e o objetivo é conscientizar sobre a crise hídrica, que atinge os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Para o prefeito Gustavo Fruet, a ação marcará “o compromisso de Curitiba com o meio ambiente e o futuro”.

O novo trecho de preservação ambiental e área de lazer tem 43,5 mil metros quadrados e serão realizados investimentos em iluminação, bicicletário, recapeamento de ruas laterais, além de academias ao ar livre e equipamentos de ginástica. A ligação com o Parque Cambuí deverá ser feita por uma passarela. O prefeito Gustavo Fruet esteve presente no início das obras. Além do foco na qualidade de vida, o projeto visa ajudar na preservação do rio.

A próxima fase do projeto Rio Parque ainda está em fase de licitação. A área de intervenção é de 86,5 mil metros quadrados e custo de R$ 6,8 milhões, também financiados em parceria entre Curitiba e a Agência Francesa de Desenvolvimento. O trecho será entre as rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, Dirce Rogal Tomazeli, Crescência Bertholdi e Maria Luzardi Bertoldi, no Campo de Santana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]