Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Saúde

Um quarto dos brasileiros com HIV não sabe que está infectado

Segundo o Ministério da Saúde, há atualmente 530 mil pessoas com HIV no Brasil

  • Folhapress
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Um em cada quatro brasileiros infectados com o vírus HIV desconhece sua situação. A estimativa é do Ministério da Saúde, que lançou campanha hoje para diagnóstico e tratamento de casos de Aids -o título da iniciativa é "Eu vivo com HIV e descobri a tempo de me cuidar".

Segundo números da pasta, há atualmente 530 mil pessoas com HIV no Brasil. Desse total, 135 mil (25,4%) não têm essa informação. Para Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, fatores como preconceito e barreiras culturais prejudicam o diagnóstico precoce da doença.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que nos últimos anos houve avanços no monitoramento clínico da doença. Há cinco anos, 32% dos casos foram diagnosticados precocemente. Em 2011, o índice subiu para 36,7%.

"Esse é um resultado que queremos perseguir fortemente. É bom para o paciente, porque isso pode permitir uma melhor qualidade de vida (...) e muito bom para o enfrentamento [da epidemia], porque reduz o risco de transmissão", disse o ministro em entrevista coletiva.

A campanha do ministério inclui a oferta na rede pública de saúde de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C -o resultado do exame, implantando em 2005, fica pronto em 30 minutos. Até setembro deste ano, já foram distribuídos 2,1 milhões de unidades do exame.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

  1. Estela Muller exibe a nova aquisição, uma árvore natalina, e o enfeite herdado da mãe |

    Fim de ano

    O dia certo de montar a árvore de Natal

  2. Formulário online na página do site da Polícia Federal permite fazer denúncias contra pornografia infantil, crimes de ódio e genocídio |

    Polícia Federal

    Denúncia de pedofilia agora pode ser feita pela internet

  3. Turista australiano desapareceu após deixar o Aeroporto do Galeão | Marco Mari/ Blog do Planalto

    Rio

    Australiano que desapareceu no Brasil usou a droga “Michael Douglas”. Saiba o que é

PUBLICIDADE