• Carregando...
Padre Adriano Cemin, diretor do seminário dos salesianos de Curitiba: relicário guarda pedaço de osso de Dom Bosco | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Padre Adriano Cemin, diretor do seminário dos salesianos de Curitiba: relicário guarda pedaço de osso de Dom Bosco| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Religiosos e leigos fazem pedidos

Nos lugares mais famosos de devoção aos dois santos brasileiros, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e Santa Paulina, o cuidado com as relíquias é máximo.

Leia a matéria completa

Devoção

Fiéis se adiantam à canonização

Tecnicamente, segundo a Enciclopédia Católica de 1917, "relíquia" é só a de um santo canonizado. Mas muitos devotos não esperam uma declaração formal da Igreja quando se trata de uma pessoa com grande fama de santidade. O desenvolvedor de software Jorge Ferraz, 25 anos, ganhou um pedaço da batina de João Paulo II. "Vivi praticamente minha vida toda sob o pontificado dele. Pouco tempo depois da morte do Papa, um padre amigo meu voltou de Roma, onde estava passando férias, e disse ‘tenho uma coisa para você’. Era uma estampa, com um pedaço de pano do lado esquerdo", conta o recifense, que guarda a relíquia em um missal que usa sempre. "Quando o abro e vejo a relíquia, lembro-me dos últimos dias do Papa e o significado de ‘sacrifício’ salta-me aos olhos", afirma.

O engenheiro elétrico Rodolfo Canônico, de Rolândia, recebeu, no centro do Opus Dei que frequenta, uma relíquia de dom Álvaro del Portillo, bispo que sucedeu São Josemaría Escrivá no comando da instituição católica e morreu em 1994. "Eu não pedi, chegou e ficou comigo, porque em casa rezamos a dom Álvaro pela minha saúde", conta Canônico, que tem uma doença no aparelho digestivo. A relíquia também é um pedaço das vestes do bispo. "Ela fica ora comigo, ora com minha mãe, e vamos alternando quem vai rezando com ela", afirma. (MAC)

A comunidade salesiana em Curitiba prepara uma grande festa para receber uma urna de 560 quilos: ela contém uma réplica do corpo de seu fundador, São João Bosco (mais conhecido apenas como "Dom Bosco"), mas o antebraço e a mão direita são do próprio santo. A visita de relíquias – como são chamados os corpos dos santos, parte deles, ou objetos que pertenceram à pessoa – é ocasião de comemoração, mas não é preciso ir a uma igreja para encontrar relíquias. É possível até mesmo ter uma em casa.

O padre Adriano Cemin, diretor do seminário dos salesianos em Curitiba, conta que a residência dos religiosos, no bairro Portão, guarda um pequeno pedaço de um osso de Dom Bosco, bem como partes de sua batina. Tudo é conservado em relicários, que são expostos no último dia de cada mês, pois o santo faleceu em um dia 31. "Mesmo tendo relíquias em nossa casa, a vinda da urna é um acontecimento memorável para nós". Segundo o padre, a visita faz parte das comemorações dos 150 anos da congregação dos salesianos, fundada por Dom Bosco. O Paraná é o primeiro estado a receber a urna, que passará por todas as regiões do Brasil.

As relíquias também andam na mão de devotos leigos. O advogado Rafael Brodbeck, delegado da Polícia Civil em Itaqui (RS), leva uma consigo o tempo todo. "Ganhei de minha avó um pedaço do hábito de Santa Paulina, quando ela nem tinha sido beatificada ainda", conta. O pano está envolto em um santinho e colocado em um pequeno relicário que vai dentro da carteira de Brodbeck. "É um símbolo de fé católica que uso bem discretamente, apenas para que eu, que sei onde está a relíquia, me lembre constantemente da santa e, por meio dela, de Deus", explica.

Antiguidade

A veneração de relíquias existe praticamente desde o início do cristianismo, como atesta uma carta escrita pelos fiéis da cidade de Esmirna (veja parte do texto nesta página). Eles contam como recolheram os restos mortais de seu bispo, São Policarpo, morto por ordem das autoridades romanas. Na época das perseguições aos cristãos, os túmulos dos mártires, nas catacumbas, podiam ser usados como altar para a celebração da missa. Ainda hoje, muitos altares de igrejas contêm corpos de santos, ou pelo menos partes deles, principalmente do santo ao qual a igreja é dedicada.

O padre Adriano, no entanto, esclarece que não se trata de idolatria. "Não há nada de estranho em guardar relíquias. Todos nós conservamos com carinho, por exemplo, objetos que foram de nossos entes queridos. Por que não faríamos o mesmo com os santos? Além disso, nem o santo, e muito menos o seu corpo, são fins em si – eles são apenas instrumentos que apontam para Deus, já que em vida o santo se empenhou em fazer a vontade divina", afirma.

Serviço:

Hoje, a urna com as relíquias de Dom Bosco estará na Paróquia Menino Jesus de Praga (Avenida Santa Bernadete, 1.013, Vila Lindoia), com visitação o dia todo e missas às 15 e 19 horas. Amanhã, a urna estará na Paróquia São Cristóvão (Rua Santa Catarina, 1.750, Vila Guaíra), também podendo ser visitada durante todo o dia, com missas às 10, 15 e 20 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]