Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Unesco ameaça título de Patrimônio da Humanidade do Parque Iguaçu

Documento da ONU fornece prazo até fevereiro de 2015 para que Brasil forneça explicações sobre construção da Usina Baixo Iguaçu e possível reabertura da Estrada do Colono

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ameaça retirar o título de Patrimônio Natural da Humanidade do Parque Nacional do Iguaçu, na tríplice fronteira, no Oeste do Paraná. Entre os pontos que fizeram a entidade internacional cobrar explicações está a construção da Usina Baixo Iguaçu e a pressão para reabertura da Estrada do Colono - fechada oficialmente desde a década de 1980 -, entre Capanema, no Sudoeste, e Foz do Iguaçu. O prazo para que sejam apresentadas soluções aos problemas apontados é fevereiro de 2015. Caso a justificativa não seja considerada suficiente, o Parque Nacional do Iguaçu passará a compor uma lista de locais ameaçados de perder o título de Patrimônio da Humanidade. Além da perda do título, que pode impactar no roteiro turístico internacional, o fato também acarretaria a perda de 50 mil dólares garantidos por um programa de combate a incêndios em função de o parque ter a qualificação da Unesco.

A lista completa com problemas que ameaçam o título de patrimônio histórico tem nove itens. A construção da usina é o primeiro, seguido da pressão para a reabertura da Estrada do Colono, caça e pesca ilegais, desenvolvimento descoordenado, falta de cooperação transfronteiriça e falta de sustentabilidade financeira. Completam a lista problemas associados com o uso público do local, espécies não nativas invasoras e número insuficiente de pessoal qualificado para a gestão e proteção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.