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As causas que mais mobilizam usuários de redes sociais são aquelas relacionadas com a comunidade em que vivem. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Pew Research Center sobre engajamento de pessoas comuns no ambiente virtual (em ações que podem ou não migrar do on-line para o off-line). O levantamento mostrou que 35% dos usuários americanos de redes sociais costumam se unir a conhecidos – amigos, colegas de trabalho, vizinhos – para solucionar problemas em suas cidades, bairros ou ruas. Causas de motivação política também conquistam a atenção e envolvimento de 22% dos perfis on-line.

A pesquisa revelou ainda que os conteúdos difundidos nas redes sociais impactam a forma como as pessoas percebem e se interessam pela realidade em que vivem: 43% dos entrevistados declarou ter decidido aprender mais sobre questões políticas e problemas sociais por causa de algo postado nas redes sociais sobre o assunto; 18% decidiu se envolver de forma prática após acessar conteúdos e informações compartilhadas nesses sites. Isso significa que, ainda que a mobilização se restrinja ao ambiente virtual e não gere resultados mensuráveis na prática, as redes sociais são responsáveis por produzir informações e consensos e isso também é positivo.

O estudo também mostrou que para a maior parte dos usuários de redes sociais o universo on-line não está separado do off-line, ou seja, o engajamento observado no Facebook e Twitter, por exemplo, também é praticado no cotidiano longe do computador. Enquanto a média nacional de envolvimento em atividades sociais e políticas (como conselhos de bairros ou encontros de partidos políticos) é de 48%, entre os usuários de redes sociais é de 63%.

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