• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira (20), mas a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informa que na próxima semana as unidades de saúde podem continuar oferecendo as doses para pessoas que integram os grupos prioritários e que não se imunizaram. Segundo o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro, a orientação é para que os próprios municípios realizem a chamada “busca ativa” a fim de identificar pessoas que precisam se imunizar e ainda não tomaram a dose. “Vamos intensificar essa busca na semana que vem para vacinar o máximo de pessoas possíveis, priorizando sempre os grupos prioritários”, afirma.

A maior preocupação no estado refere-se à vacinação de gestantes e também de crianças. Embora o Paraná tenha atingido a meta de vacinar uma média de 80% do público-alvo – nesta sexta-feira (20) pela manhã o índice era de 85% –, a imunização de grávidas e de crianças de seis meses a menos de cinco anos não chegou a essa meta. “Temos que reforçar nossas ações nestes públicos. Por isso a busca ativa precisa ser feita”, ressalta Crivellaro.

Apenas cerca de 65% das grávidas no Paraná já se imunizaram e a cobertura vacinal das crianças é de 76,6%. O público-alvo é formado por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, trabalhadores de saúde, população indígena, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

Até o momento, a cobertura no estado atingiu 1,9 milhões de um total de 2,2 milhões dessas pessoas. Portadores de doenças crônicas e com restrição de liberdade também devem ser imunizados – cerca de outras 560 mil vacinas foram aplicadas paras estas situações. “Não há uma estimativa fechada de doentes crônicos no estado, por isso não temos como traçar a meta definida a ser alcançada”, explica Crivellaro.

Capital

Em Curitiba, 433.711 pessoas já receberam a dose na rede pública entre os integrantes dos públicos aptos a receber a vacina. As gestantes, assim como em todo o Paraná, fazem parte do grupo que ainda precisa melhorar a adesão à vacina: até o final da tarde de quinta-feira (19), 70,7% das grávidas haviam sido imunizadas – 13.151 de um total estimado em 18.612 gestantes.

Das cerca de 320 mil doses destinadas a crianças, idosos, gestantes e puérperas, 313.002 (96,6% do total) já passaram por alguma das 109 unidades básicas de saúde de Curitiba para receber a vacina. Além destes, 87.706 portadores de doenças crônicas e 33.003 profissionais da área da saúde já foram vacinados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]