• Carregando...
 | Divulgação/Corpo de Bombeiros de São Paulo
| Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções provocado por um forte vazamento de gás foi registrado na tarde desta quinta-feira (14) na Margem Esquerda do Porto de Santos. O acidente ocorreu por volta das 15h30 no pátio da empresa Local Frio, no Distrito de Vicente de Carvalho no Guarujá, no litoral paulista. Devido ao vazamento, as operações no porto foram interrompidas porque há pouca visibilidade no local. A área foi evacuada.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, um contêiner que armazena ácido dicloro isocianúrico de sódio acabou sendo invadido pela água da chuva, o que provocou uma reação química. A fumaça provocada por essa reação tomou conta da localidade de Vicente de Carvalho.

Divulgação/Corpo de Bombeiros de São Paulo

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo informou em uma rede social que quatro pessoas foram socorridas pela empresa com intoxicação. Cinquenta bombeiros e trinta brigadistas atendem a ocorrência.

Ao jornal “A Tribuna”, a coordenadora regional da Defesa Civil na região, Reginal Elsa Araújo, recomendou que os moradores da região fiquem em suas casas. Ela também afirmou que as pessoas devem procurar órgãos de resgate e emergência em caso de mal-estar. “Continuamos recomendando às pessoas que não saiam de suas casas, fechem portas e janelas, e, se possível, coloque um pano úmido no nariz e a boca”, afirmou. Segundo ela, o Plano de Auxílio Mútuo entre os órgãos de emergência foi acionado para combater o vazamento.

Moradores relataram vários problemas após o vazamento de gás

Ardência nos olhos, irritação na garganta e muita dor de cabeça. Moradores relataram vários problemas após o vazamento de gás no pátio de cargas da empresa Localfrio.

“Eu estava passando de moto e não dava para enxergar nada, como se fosse uma neblina negra. De repente os meus olhos começaram a arder e começou a dar uma dor de cabeça bem forte”, conta a recepcionista Allyne Fontes, 32, que mora na avenida em frente ao terminal, no distrito de Vicente de Carvalho.

Ela decidiu ficar em casa, com uma máscara para se proteger da fumaça. “As pessoas estão com máscaras lá fora e de boca a boca estão falando para evacuarem, para sair de casa, mas eu não recebi nenhum comunicado oficial, então eu estou no meu apartamento”.

“O cheiro é insuportável”, afirma a esteticista Roseli dos Santos, que mora em Santa Catarina e foi visitar parentes no distrito de Vicente de Carvalho. Segundo ela, a rua onde fica a casa de seus parentes está vazia e o centro comercial do distrito fechou as portas devido à fumaceira na região, conta a esteticista Roseli dos Santos.

Eles fecharam todas as portas e janelas para evitar o forte cheiro que sai do terminal portuário de Guarujá.

Já os moradores da vizinha Santos se assustaram com a nuvem de fumaça. “Parecia cenário de bombardeio”, relata Andréia Canuto, 41 anos, moradora da Vila Mathias. “Não percebi o que acontecia até me deparar com o noticiário da televisão. Olhei pela janela da minha sala e vi uma grande quantidade de fumaça. Parecia um incêndio que tomava conta de Vicente de Carvalho. Fiquei assustada, mas depois vi que foi uma ocorrência localizada.”

A situação começou a melhor no início da noite. “A fumaça assustou no auge, mas com o aumento da chuva mal dá para ver. Estou acompanhando pelos meios de comunicação”, afirma Alexandre Moraes, 36, morador do Boqueirão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]