• Carregando...
 | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

De acordo com o último boletim de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (5), somente as águas da Ponta da Pita, em Antonina, continuam impróprias para banho. O acompanhamento da qualidade das águas de 47 pontos no Litoral e 16 pontos no interior do estado foram analisadas por oito semanas.

BALNEABILIDADE: confira na mapa a situação das praias do Paraná desde o início da temporada

No litoral paranaense, três pontos foram considerados impróprios para banho durante esse período de monitoramento. O Rio Marumbi, em Morretes, foi apontado como impróprio somente uma vez no segundo boletim de balneabilidade. Já o Rio Nhundiaquara, também no município de Morretes, foi considerado impróprio para banho nas seis primeiras semanas do boletim, melhorando a qualidade da água somente nas últimas duas análises divulgadas pelo IAP.

Em todas as verificações, as amostras de água da Ponta da Pita, em Antonina, foram consideradas impróprias para banho. Isso significa que as águas da região apresentam uma alta concentração de bactérias do tipo Escherichia coli (E.coli), expondo os banhistas a uma possível contaminação por meio das bactérias.

No interior do Paraná, dos 16 pontos analisados, dois locais foram apontados como impróprios para banho nos boletins de balneabilidade de 2015/2016. O Rio Paranapanema, no município de Primeiro de Maio, foi considerado como impróprio para banho em três verificações no mês de dezembro. Já as águas do Porto Mendes, localizado em Marechal Candido Rondon, foram apontadas como inapropriadas para o uso recreativo nos últimos quatro boletins divulgados pelo IAP.

Histórico da qualidade das águas no Paraná

De acordo com as análises realizadas pelo IAP, a qualidade da água do litoral paranaense está melhorando ao longo dos anos. Na temporada passada (2014/2015), quatro pontos foram considerados como impróprios para o uso dos banhistas. Neste ano, o número caiu para três pontos impróprios. Na temporada de 2013/2014, esse número era de novo pontos impróprios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]