• Carregando...
O carnavalesco José Reale (à esq.) ao lado da candidata à rainha Roseli Nascimento Souza e de outros passistas de Tibagi | Fotos: Josué Teixera/Gazeta do Povo
O carnavalesco José Reale (à esq.) ao lado da candidata à rainha Roseli Nascimento Souza e de outros passistas de Tibagi| Foto: Fotos: Josué Teixera/Gazeta do Povo

Campos Gerais

Tradição e competição em Ponta Grossa

Desde o século 19, o carnaval já tomava conta das ruas de Ponta Grossa. Historiadores contam que no século 20, entre as décadas de 1930 e 1940, o carnaval ponta-grossense alcançou seu apogeu, atraindo foliões de várias cidades. Hoje, a festa já não conta com a mesma aura de anos atrás. Mas também não ficou esquecida. Todo ano, escolas de samba se reúnem, preparam suas fantasias e saem pela Avenida Vicente Machado, que recebe cerca de 50 mil espectadores.

Neste ano, quatro escolas vão apresentar seu samba-enredo, nos dias 18 e 20, a partir das 20 horas. "O desfile aqui é competitivo. A gente procura fazer isso para que as escolas se preparem bem e façam bonito. A ideia é manter a cultura do carnaval viva", conta o presidente da Liga das Escolas de Samba de Ponta Grossa, Antônio Gomes.

Na avenida

Foz do Iguaçu traz bonecos gigantes

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a grande novidade para o carnaval deste ano é a presença de um grupo curitibano de bonecos de Olinda, o Grupo de Bonecos Gigantes. As alegorias vão desfilar pela Avenida Duque de Caxias nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 21h30 e 20h45, respectivamente.

Segundo Kelly Viana, da Fundação Cultural da cidade, turistas terão locais especialmente reservados. "A gente prepara um camarote para que os hotéis indiquem e levem os turistas para o nosso carnaval de rua", adianta.

O carnaval invade a avenida todas as noites com bailes e entrada gratuita. Além disso, o público pode conferir o desfile de três escolas de samba. E no último dia de festa as escolas voltam para a rua e em seguida, um baile encerra os festejos na cidade.

  • Antônio Ribeiro, ex-músico do clube Estrela da Manhã
  • Memórias da folia: baile exclusivo dos negros na Tibagi da década de 1970

Nem de longe o Paraná pode ser comparado a estados como Rio de Janeiro e Bahia quando o assunto é carnaval. Mas nem por isso a festa popular passa em branco no interior do estado, como provam as tradicionais folias que permanecem na ativa atraindo milhares de foliões durante os dias de festejo. A mais famosa, que recebe um público de 80 mil pessoas (o quádruplo da população local), é o centenário carnaval de Tibagi, nos Campos Gerais. Com 102 anos de vida, o popular festejo já viveu diferentes experiências. Mas, como diz a canção entoada por Alcione, "nunca deixou o samba morrer". Trazido para a região por migrantes nordestinos que foram trabalhar como garimpeiros na cidade, o primeiro carro alegórico, idealizado por Manoel da Costa Moreira, o Cadete, em 1910, era puxado por cavalos e trazia moças da comunidade vestidas com trajes que representavam cada estado brasileiro. Mais tarde, na década de 50, começaram os carnavais de clubes, com as marchinhas e o início das cores na festa. Nesta época, dois clubes – o Tibagiano e o Estrela da Manh㠖 abrigavam públicos distintos, num movimento semelhante ao do apartheid. Enquanto o primeiro era voltado aos brancos, o segundo abrigava basicamente negros.Foi nos anos 70 que brancos e negros encontraram a oportunidade de integração que rompeu a distinção de públicos nos clubes. "Durante a festa, os membros do clube dos negros ‘invadiam’ o outro. Logo em seguida, os brancos é que iam retribuir a visita", conta o diretor do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior, em Tigabi, Neri Aparecido Assun­­ção.

O ex-músico do clube Estrela da Manhã Antônio Ribeiro de Assunção, conhecido como Tiquinho, sente saudades daquele tempo. Hoje, aos 66 anos, ele mantém um bar em Tibagi que todo domingo se transforma em ponto de samba. "É o carnaval fora de época daqui", brinca. "Naquela época o carnaval era ótimo. A gente conseguiu quebrar uma diferença social que existia por meio da música e da festa", completa.

Foi no decorrer da década de 80 que o carnaval voltou às ruas com os desfiles, fazendo com que a folia nos clubes se tornasse cada vez mais rara. A partir dos anos 2000, por sua vez, a festa tomou outra forma. Com mais profissionalismo e divulgação, os desfiles das quatro escolas de samba da cidade se tornaram atrativos turísticos e culturais. Hoje, o carnaval do município é considerado um dos melhores do estado. Entre R$ 300 mil a R$ 400 mil são aplicados em estrutura para a realização do evento.

Desfile terá 800 participantes

O ex-bancário José Reale é o atual carnavalesco oficial da festa em Tibagi. Foi ele quem idealizou o tema deste ano. "A felicidade se conta em contos" faz alusão às histórias infantis de Monteiro Lobato, do Mágico de Oz, de Alice no País das Maravilhas, Pinóquio e Ala­­dim, entre outras. "O desfile aqui não é competitivo (não há votação nem premiação das melhores escolas). A gente une as forças para fazer uma festa bonita", conta. Cerca de 800 pessoas devem participar do desfile das escolas de samba, que ocorrerá no dia 19.

Mas a programação começa no dia 17, com o encontro das baterias das escolas de samba na praça Edmundo Mercer. No dia seguinte, o agito começa à tarde com matinê infantil e segue durante a noite para os adultos em três palcos temáticos montados na praça. Já no dia 20 a programação inclui matinê para os idosos e show à noite com Demônios da Garoa. O carnaval se encerra no dia 21, quando haverá mais uma matinê infantil. A entrada para todos os dias é gratuita.

Região Norte aposta em festa nas praças

A aposta de Londrina e Maringá, no Norte do estado, é levar a festa popular para as praças das cidades. Em Londrina, pelo segundo ano consecutivo, quatro praças vão ser contempladas com o projeto. Serão quatro dias de brincadeiras e bailes, direcionados principalmente para crianças, mas abertos a todo tipo de público. As quatro praças que receberão o baile ficam: no Jardim São Francisco, com festa no dia 18 de fevereiro; na Vila Industrial, no dia 19; na Vila Ricardo, no dia 20; e no Conjunto João Paz, no dia 21. As festas, previstas para começar às 16 horas, ainda terão a presença de quatro bonecos gigantes para divertir a garotada. Para o próximo ano a tendência é que outras localidades sejam contempladas com a iniciativa. Também devem ser realizados os desfiles de escolas de samba da cidade, embora a prefeitura ainda não tenha confirmado as datas.

Em Maringá, a prefeitura mantém desde 2005 o projeto "Samba na Praça", que já é aguardado pelos moradores da cidade. Neste ano, serão oito bailes em seis bairros e nos distritos de Iguatemi e Floriano. De acordo com informações da Secretaria de Cultura do município, serão realizados dois bailes por dia, entre 18 e 21 de fevereiro, das 20 às 23 horas. A expectativa é receber 10 mil pessoas durante os quatro dias de festa. A entrada é gratuita.

Programação para os foliões de plantão:

Tibagi

17/02/12 (sexta-feira):

Palco Diamante

22h

- Abertura oficial com entrega da chave da cidade ao Rei Momo e coroação daRainha;

- Apresentação das baterias das Escolas de Samba;

23h

- Banda Solar;

- 'Noite à Fantasia' com premiação nas categorias Originalidade, Luxo e Criatividade;

Palco Guartelá – Calçadão do João Doca

23h: Bandas locais;

Palco Tiruíla

23h: Banda Sirinho & Cia;

18/02/12 (sábado):

Palco Diamante

14h: Matinê sob tenda para crianças;

23h: Banda Solar

- 'Noite da Bem Bolada' com premiação ao casal mais criativo (homem vestidode mulher e vice-versa);

Palco Guartelá – Calçadão do João Doca

18h: Terreirão do Samba com o grupo Samba Léo;

23h: Bandas locais;

Palco Tiruíla

23h: Banda Sirinho & Cia;

19/02/12 (domingo):

14h: Terreirão do Samba do Tiquinho;

20h: Desfile das Escolas de Samba;

Trajeto: Praça 18 de Março até a Praça Leopoldo Mercer;

Palco Diamante

23h: Banda Solar

Palco Guartelá – Calçadão do João Doca

23h: Bandas locais;

Palco Tiruíla

23h: Banda Sirinho & Cia;

20/02/12 (segunda-feira):

14h: Matinê sob tenda especial para 3ª Idade;

20h: Desfile do Corso – veículos decorados;

Trajeto: Praça 18 de Março até a Praça Leopoldo Mercer;

Palco Diamante

23h: Banda Solar

Palco Guartelá – Calçadão do João Doca

18h: Terreirão do Samba com animação do grupo Samba Léo;

23h: Animação de bandas locais;

Palco Tiruila

23h: Show com Demônios da Garoa;

2h: Banda Sirinho & Cia;

21/02/12 (terça-feira):

Palco Diamante

14h: Matinê sob tenda para crianças;

23h: Banda Solar e premiação do Corso.

Palco Guartelá – Calçadão do João Doca

23h: Animação de bandas locais;

Palco Tiruíla

23h: Banda Sirinho & Cia;

*Entrada franca

Ponta Grossa

Dia 18

20h: Início Desfile de Escolas de Samba

Local: Avenida Vicente Machado

Dia 21: Início Desfile das Escolas de Samba campeãs

Local: Avenida Vicente Machado

Maringá

Sábado (18/2)

Samba na Praça: Conjunto Borba Gato (Rua das Azaléias, entre as Ruas das Tipuanas e Ipê) e Conjunto Champagnat (Avenida Tuiuti, entre as Ruas Rio Jordão e Rio San Martin)

Domingo (19/2)

Samba na Praça: Distrito de Floriano (Praça da igreja central) e Parque das Laranjeiras (Avenida Mandacaru)

Segunda-feira (20/2)

Samba na Praça: Conjunto Requião com Jardim Paulista (Avenida Guaiapó com a Rua Rio Jordão) e distrito de Floriano (Praça da igreja central)

Terça-feira (21/2)

Samba na Praça: Jardim Madrid (Rua Toledo, entre as Ruas Clodimar Pedrosa e Gabriel dos Santos) e Conjunto Hermann Moraes de Barros (Avenida das Palmeiras esquina com Letícia de Paula Molinari)

Londrina

Carnaval na Praça – início às 16 horas

Sábado (18/2)

Jardim São Francisco,

Domingo (19/2)

Vila Industrial

Segunda-feira (20/2)

Vila Ricardo

Terça-feira (21/2)

Conjunto João Paz

Foz do Iguaçu

Sábado (18/2)

Local: Avenida Duque de Caxias

Concurso Meninas Veneno

Horário: a partir das 16 horas

Baile Carnavalesco

Horário: a partir das 21 horas

Domingo (19/2)

Baile de Carnaval Infantil

Local: Ono Teatro Bar

Horário: a partir das 16 horas

Local: Avenida Duque de Caxias

Bloco carnavalesco Afoxé -- 20h15

Desfile da Liga das Escolas de Samba – 21 horas

Desfile de Bonecos Gigantes – 21h30

Desfile da Escola de Samba Três Lagoas – 23 horas

Baile Carnavalesco

Segunda-feira (20/2)

Local: Avenida Duque de Caxias

Desfile de Bonecos Gigantes – 20h45

Desfile Da Escola de Samba Acadêmicos da Magia e Esplendor – 22 horas

Desfile da Escola de Samba Império das Cataratas – 23h30

Baile Carnavalesco

Terça-feira (21/2)

Local: Avenida Duque de Caxias

Canja do Galo – a partir das 17 horas

Desfile das Escolas de Samba Campeãs – a partir das 22 horas

Baile Carnavalesco

Fontes: Prefeituras Municipais

* * * *

Interatividade

No interior do estado, qual cidade tem o melhor carnaval?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]