• Carregando...
Moradores saíram de casa com água no joelho |
Moradores saíram de casa com água no joelho| Foto:

Sexta-feira registra o maior volume de chuva do verão

Esta sexta-feira (8) foi o dia mais chuvoso do verão. Ao longo do dia, o Instituto Tecnológico Simepar registrou um volume de chuva de 200 milímetros em Guaratuba.A média normal de chuva para todo o mês de janeiro é de 300 milímetros. A chuva que provocou uma série de alagamentos no Litoral foi causada pela associação de ventos úmidos com uma frente fria que passou pelo estado na noite de quinta-feira (7).

O sábado(9) terá manhã nublada, com pancadas de chuva à tarde. A temperatura deve ficar entre 21ºC e 27ºC. "O volume de chuva que ocorreu na sexta-feira dificilmente se repete nos próximos dias", avalia o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar.

No domingo (10) e na segunda-feira (11), a instabilidade continua. O tempo, porém, fica gradativamente mais quente e abafado, e as temperaturas começam a atingir máximas de 29 ºC.

  • Em Matinhos, no bairro Tabuleiro, Bombeiros resgataram idosos e crianças das casas invadidas pela água
  • Chuva em Matinhos alagou ruas nesta sexta-feira

As chuvas fortes causaram muitos pontos de alagamento no Litoral nesta sexta-feira (8). Ao ponto de o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar solicitarem aos moradores e veranistas que evitem transitar em ruas alagadas nas cidades do Litoral. Com o enfraquecimento da chuva, por volta das 17 horas, o nível da água já diminuiu bastante. A descida da maré no fim da tarde também ajudou a escoar a água.

Em Matinhos, além das ruas centrais, os bairros também foram atingidos. Todos os rios da cidade transbordaram, em razão da maré alta, que dificulta o escoamento da água da chuva para o mar. A Defesa Civil auxiliou moradores na retirada de móveis e no resgate de vítimas nos locais mais atingidos, como o bairro Tabuleiro. Com a diminuição da chuva e do nível da água muitos moradores já retornaram a suas residências.

O chefe da Guarda Municipal e coordenador da Defesa Civil de Matinhos, Gilmar Alves Rolin, esclarece que até ás 15 horas foram registradas 20 ocorrências de moradores pedindo ajuda. Uma família de dez pessoas, que teve sua casa alagada, foi transferida para uma escola muncipal em Matinhos.

Perigos submersos

O zelador Nilson Espigaris, 32 anos, que trabalha em Caiobá, foi uma das muitas pessoas que sofreu com a chuva no Litoral. Por volta do meio-dia, quando voltava para o trabalho de bicicleta, Espigaris foi desviar de uma caminhonete e acabou entrando em um buraco, que estava submerso na rua. "Na hora, fiquei muito bravo com o motorista e com o buraco. Mas me contive, porque sou um sujeito cristão", conta ele, que não se feriu. "É muito dura essa situação para a gente. Todo ano tem esse alagamento", desabafa.

Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, durante a tarde, os bombeiros fizeram um total de cinco atendimentos nos Balneários de Praia de Leste, Santa Teresinha e Leblon. Dezessete pessoas que tiveram suas casas alagadas foram encaminhadas para o ginásio da Escola Municipal Professora Anita Miró Vernalha, no Balneario Ipanema. Os bombeiros não sabem quantas outras pessoas ficaram desalojadas e se transferiram para residências de parentes ou amigos.

Antonina

Em Antonina, três casas no bairro Guapê (próximo da entrada da cidade) correm o risco de soterramento, por estarem construídas na encosta de um morro que está encharcado pela água da chuva. A única família que habitava as residências já foi transferida a um lugar seguro pelos bombeiros, por volta das 15 horas.

Como as chuvas já cessaram em Antonina e Morretes, e a maré está descendo, o Corpo de Bombeiros descarta o risco de alagamentos – nenhum rio da região transbordou. Mas mantém um alerta quanto a deslizamentos em trechos de rodovias e em moradias próximas a morros.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]