• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Enquanto muitos turistas aproveitam para curtir o litoral dentro do mar ou deitados na areia da praia, é possível trocar a canga ou a esteira por uma prancha, por exemplo. Quem deseja praticar um esporte e sentir uma ligação mais próxima com a natureza pode fazer a troca sem medo de se arrepender. Em Guaratuba, na comunidade de Cabaraquara, no Parque Nacional Saint Hilaire-Lange, existe diferentes opções de passeios de stand-up paddle – uma prática que exercita o corpo e a mente, por meio do equilíbrio.

Confira fotos da prática no Litoral do Paraná

O stand-up paddle é um esporte completo e um exercício aeróbico que parece simples, mas não é dos mais leves, apesar de ser democrático – pode ser praticado desde os 4 anos até a idade que a saúde permitir. Durante a prática, o turista deve manter as pernas e o abdome contraídos para manter a postura necessária e o equilíbrio durante a remada para não cair na água – não que cair no mar em um dia de calor não seja uma boa ideia.

Com um pouco de atenção e alguns tombos que conseguem alegrar o passeio, é possível conhecer de outro jeito as águas mansas da Baía de Guaratuba, ver a interferência humana no manguezal e remar pela água escura e barrenta do mangue até os trechos de água doce e cristalina do Rio Alegre. Durante o passeio, que dura cerca de uma hora e meia, é possível encontrar espécies nativas como a garça-azul, os caranguejos-uça e peixes pulando, como se saudassem o turista. Ao longo da remada é possível perceber a transição da mistura entre água salgada e a água doce e ainda curtir um banho de rio.

Roteiros

Ainda existe outros dois passeios para iniciantes – um leva os turistas até o Rio Pinheiros e dura cerca de duas horas e meia. Para conhecer o Rio Cabaraquara, são necessários 45 minutos. Para quem já está acostumado com o stand-up paddle, um passeio interessante pode ser o do Salto Parati que fica na própria comunidade de Cabaraquara. Até lá, são oito horas de remada, mas os turistas garantem que o visual vale a pena.

Serviço

Os passeios ocorrem no Sítio Sambaqui e precisam ser pré-agendados pelo telefone (41) 9222-5942. Cada passeio custa a partir de R$ 60 por pessoa – o valor depende do número de pessoas no grupo e do roteiro escolhido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]