Verão

Fechar
PUBLICIDADE

Gastronomia

Festival do Caranguejo abre programação de carnaval em Antonina

Escolas e blocos de samba da cidade litorânea vão aproveitar o festival para captar recursos e apresentar os sambas enredo

 |
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Começa na próxima sexta-feira (4), no Mercado Municipal de Antonina, o primeiro Festival do Caranguejo da cidade. O objetivo do evento – que abre a programação do tradicional carnaval do município –, é captar recursos para aplicar na festa, que neste ano acontece na segunda semana de março.

De acordo com o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, o festival deve atrair cerca de 20 mil pessoas até domingo (6). “Antonina não tem nenhum festival gastronômico. E o caranguejo é a iguaria mais tradicional da cidade. Resolvemos unir a nossa especiaria com o carnaval, nossa festa mais tradicional”, diz.

Além dos pratos a base de caranguejo, o Festival terá apresentações de artistas locais, blocos carnavalescos, baterias das escolas de samba de Antonina e um baile popular. As escolas apresentarão os enredos deste ano. Ao todo, 20 barracas vão comercializar a especiaria, a expectativa é que sejam vendidos 30 mil unidades do crustáceo nos três dias de evento.

O evento é promovido numa parceria entre a prefeitura, as escolas de samba e os blocos carnavalescos de Antonina, e conta com apoio do Ministério do Turismo e governo do Paraná. “A prefeitura cedeu o espaço para realização do evento e os blocos e escolas ficaram responsáveis pela comercialização dos caranguejos. Todo o dinheiro arrecadado será usado por elas no carnaval”, explica.

Lei ambiental

A captura, consumo e venda do caranguejo-uçá – espécie mais comum encontrado no Paraná - estão liberados até 14 de março no Litoral, desde que sejam seguidas algumas normas para a preservação da espécie. Apenas machos podem ser capturados. A proibição para a retirada de fêmeas dos mangues vale o ano todo.

Todos os caranguejos comercializados no evento seguem as normas de fiscalização ambiental. O preparo do alimento, assim como o transporte e a armazenagem, são conforme as normas sanitárias para que o veranista consuma um produto de qualidade.

Serviço

O Festival de Caranguejo começa sexta-feira e vai até o próximo domingo, das 09 horas às 22 horas, na Rua Conselheiro Antonio Prado, em Antonina, no Mercado Municipal. A entrada é franca.

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais