• Carregando...
Confira no infográfico onde mais ocorrem afogamentos |
Confira no infográfico onde mais ocorrem afogamentos| Foto:

Sinalização

Conheça o significado das bandeiras do Corpo de Bombeiros

Vermelha e amarela: indica o trecho da praia com presença de posto de guarda-vidas.

Verde: representa local próprio para o banhista aproveitar a água do mar.

Amarela: a região apresenta certo nível de perigo, como algum declive na areia embaixo da água. O local pode ser utilizado, mas com mais atenção.

Vermelha: o lugar não é recomendado para o banho de mar.

Preta: região sem a presença de posto com guarda-vidas.

Nesta temporada, o Corpo de Bombeiros no Litoral conta com 105 postos guarda-vidas. Os salva-vidas utilizam jet skis e um helicóptero.

Desaparecimento

Em 11 dias, sete crianças se perderam

A temporada de verão no Paraná começou há menos de 15 dias e o Corpo de Bombeiros já contabiliza sete crianças que se perderam dos pais desde o dia 17 de dezembro. Na temporada anterior, o índice de crianças que foram levadas até os postos dos guarda-vidas por terem se perdido nas praias paranaenses chegou a 234.

De acordo com o tenente Siqueira, "na maioria dos casos os menores são encontrados por outras pessoas e levados para os postos, onde permanecem até que os pais os encontrem".

Para evitar que o índice alto da temporada anterior se repita, o Corpo de Bombeiros recomenda que os pais tenham atenção redobrada com os filhos em meio à multidão de pessoas que está nos balneários paranaenses nesta época do ano. O uso da pulseirinha de identificação, distribuída nos postos de guarda-vidas, permite que o Corpo de Bombeiros encontre os pais com mais facilidade.

Além de serem distribuídas nesses postos, as pulseirinhas podem ser retiradas com a Polícia Militar da Operação Verão. Casos de desencontros entre pais e crianças podem ser repassados para o número 193, do Corpo de Bombeiros.

  • Bombeiros simulam salvamento: apesar da existência de um centro de saúde especializado, nem todos os pontos das praias têm guarda-vidas

Nesta temporada de verão, os turistas do Litoral paranaense contam, pela primeira vez, com um local especializado no tratamento de pessoas vítimas de traumas provocados por afogamentos. É o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos.

O CRA funciona diariamente, com um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Todas as pessoas atendidas pelo Corpo de Bombeiros que necessitem de atendimento médico, em toda a extensão do Litoral, são transferidas para o local. Os atendimentos e salvamentos do Corpo de Bom­­beiros são efetuados, entretanto, somente durante o dia, pois os resgates não ocorrem à noite.

De acordo com o coordenador de saúde da Operação Verão 2011/2012, Vinícius Filipak, casos de afogamento podem ser atendidos agora com mais agilidade. "Com isso, diminuem a mortalidade de vítimas de afogamento e as complicações causadas pelos acidentes, como o agravamento do estado de saúde para pneumonia", explica.

A decisão de instalar o Cen­­tro de Recuperação de Afogados em um hospital de Matinhos foi feita por se tratar de um município localizado no centro da área que abrange os demais balneários do Litoral paranaense. Caso necessário, segundo Filipak, os pacientes serão encaminhados para outros hospitais da região. "Isso também diminui lotações nos demais hospitais, que ficavam sobrecarregados por receberem casos de afogamento que não necessitavam de tratamento nesse centros", afirma.

Prevenção

Mesmo com um centro especializado, o coordenador de saúde da Operação Verão recomenda que todos os banhistas tenham cuidado. "Se a pessoa entrar em um ponto do mar que não conta com posto de guarda-vidas por perto, sofrer algum acidente e não for atendida a tempo, há chance de o caso evoluir e de ela não ser salva, por melhor que seja a equipe", alerta.

O Corpo de Bombeiros na Operação Verão recomenda, da mesma forma, que as pessoas evitem locais impróprios para banhos e áreas em que os guarda-vidas não estejam presentes. Um caso que simboliza a irresponsabilidade do banhista que não respeita as sinalizações aconteceu em Morretes, no Rio Cascatinha. Um jovem morreu no local, que não apresenta posto de guarda-vidas, no dia de Natal.

O Corpo de Bombeiros totalizou 255 incidentes com pessoas em meio aquático na temporada de 2010/2011. Destes, 13 envolveram mortes por afogamento e os outros 242 representaram salvamentos e resgates.

O tenente Ezequiel Roberto Siqueira, relações públicas da Operação Verão do Corpo de Bombeiros, ressalta a importância da atenção que os banhistas devem ter até mesmo em locais com guarda-vidas. "A principal recomendação é que fiquem atentos às bandeiras de sinalização que mostram as condições da praia para banho de mar". Cada cor de bandeira representa um nível de segurança para o banhista.

Para a temporada de 2012, o tenente Siqueira espera que ocorra diminuição no número de incidentes com banhistas. "Tudo depende do interesse e o conhecimento das pessoas. Mas percebemos que nos últimos anos elas já estão mais preocupadas em saber qual o melhor lugar para entrar na água e, se têm dúvidas sobre a sinalização, perguntam aos guarda-vidas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]