• Carregando...
Pousada Cainã, em São Luiz do Purunã: local próximo a Curitiba combina conforto da cidade com o sossego do campo | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Pousada Cainã, em São Luiz do Purunã: local próximo a Curitiba combina conforto da cidade com o sossego do campo| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Experiência

Lazer para a família inteira

Vindos de Dourados, no Mato Grosso do Sul, a família Garcia chegou a São Luiz do Purunã por puro acaso. Após visitarem familiares em Maringá, no Norte paranaense, o comerciário Marcos Garcia, de 43 anos, e a esposa, Luzia, de 37 anos, resolveram pegar a estrada rumo ao Sul do estado em busca de um lugar tranquilo para descansar e curtir os filhos, Rafael, 8 anos, e Eduardo, de nove meses. "Viemos sem rumo, pedindo informações ao longo do caminho, em postos de gasolina e da polícia rodoviária até chegarmos à Pousada Cainã", diz Luzia. Gostaram tanto que esticaram a estadia de um para dois dias. Empolgado com a experiência no campo, Rafael não esconde a animação quando fala dos cavalos da pousada: "Eles são mansinhos e eu já sei andar sozinho. Foi o que eu mais gostei aqui", conta ele, que experimentou pela primeira vez a sensação de cavalgar. A família Garcia já faz planos de retornar a São Luiz do Purunã nas próximas férias. "Quem sabe voltamos no inverno", sugere Garcia.

Para fugir um pouco da rotina agitada da capital, o empresário curitibano Helinson Lugarini gosta de passar alguns fins de semana no Safari’s Farm, em Ponta Grossa. Ele já se hospedou no local outras cinco vezes. "Trago meus filhos, um de 2 e outro de 4 anos, e eles adoram. Não trocam este lugar nem pela piscina nem pela praia", conta.

  • Na Pousada Varshana, o que encanta é o visual do Cânion da Faxina
  • Tigres são estrelas do Safari´s Farm, que fica nos Campos Gerais

Que tal abandonar por uns dias as preocupações da vida urbana e aproveitar momentos de sossego absoluto em meio ao clima ameno e à natureza exuberante das regiões serranas? Quem não encara praia na temporada tem opções de passeio a apenas 50 quilômetros de Curi­­tiba, no distrito de São Luiz de Pu­­runã, em Balsa Nova. Região entrecortada por uma diversidade de cânions, recantos, trilhas e cachoeiras, o local é o destino ideal para quem aprecia a combinação de ar puro, calmaria da vida no campo e atividades ao ar livre. A 40 minutos de Curitiba, seguindo pela BR-376 em direção à cidade de Ponta Grossa, chega-se à Vila de São Luiz do Purunã, antiga rota de tropeiros que é hoje a porta de entrada para a área rural do distrito, onde se concentram restaurantes e pousadas.

A paisagem é de tirar o fôlego. No horizonte, Curitiba e a Serra do Mar encerram um cenário exuberante formado por montanhas e pequenos cânions. A vista privilegiada fica em um dos pontos mais altos da Pousada Cainã, em São Luiz do Purunã. A propriedade faz parte do antigo Real Caminho do Viamão e quem se hospeda lá vivencia a história dos tropeiros dos séculos 18 e 19, cavalgando pelas trilhas que cortam os dois milhões de metros quadrados da propriedade e provando a típica comida sulina, com destaque para a costela de fogo de chão, servida aos domingos. A pousada oferece passeios guiados por trilhas ecológicas, piscina, lago para pescaria e sala de jogos. "Temos todo o conforto da cidade com o sossego do campo", diz Denise Vecchi, gerente da pousada junto com o marido, Márcio.

Recanto

Na Pousada Parque São Luiz do Purunã, nas margens da Rodovia do Café, na BR-376, os visitantes convivem com a natureza e os animais o tempo todo. "As mães costumam ligar aqui pedindo se temos playground para crianças e eu respondo que temos galinhas", brinca o diretor do local, Casto José Pereira. Além das cavalgadas, é possível passear a pé, percorrer as trilhas de bicicleta, pescar, se refrescar na piscina ou simplesmente se entregar à "redeterapia" em meio a uma floresta de pinus.

Localizada de frente para o Cânion da Faxina, a Pousada Varshana é cercada de verde por todos os lados. Tudo no local – arquitetura, decoração, clima, culinária – converge para que os hóspedes deixem de lado as preocupações e relaxem. "Se desligar do mundo e dos aparatos tecnológicos parece inviável lá fora, mas é perfeitamente possível aqui", diz o administrador da pousada, Lin­­coln Moro. A culinária é lacto-vegetariana e a pousada dispõe ainda de um espaço relax com ofurô, sala de massagens e de meditação, além de piscinas aquecidas e um salão de eventos. Na parte externa o destaque fica para as trilhas e cachoeiras na mata.

A duas horas de carro da capital está a Pousada Fazenda Virá, que oferece às crianças a oportunidade de participar de uma ordenha manual, no começo do dia. "Elas também podem dar a mamadeira para os bezerros", diz André Portela, administrador da pousada. O local conta com um lago, onde é possível se divertir com pedalinhos, caiaques e canoas.

Passeio entre animais exóticos é atração

Que tal um passeio a cavalo com camelos, lhamas e pavões circulando livremente? A duas horas de carro de Curitiba, o Safari’s Farm oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar uma mistura de vida no campo e aventura na selva. A propriedade abre apenas nos fins de semana e feriados. Os visitantes podem optar por passar o dia ou pernoitar no local. Cerca de 200 animais exóticos de 22 espécies diferentes podem ser contemplados.

Por questão de segurança, boa parte desses animais fica instalada em cercados como os de um zoológico. Entre os bichos que mais chamam a atenção dos visitantes estão um casal de tigres e um de leões. Os cavalos, as galinhas, e outros animais comuns em fazendas – que também habitam o local – têm sua presença ofuscada pelos antílopes, cervos, macacos bugios e araras.

A ideia de transformar parte da propriedade em um safari surgiu há dez anos. Segundo o turismólogo Nicholas Ribas, sócio-proprietário da fazenda, diversas especificações determinadas pelo Instituto Bra­­sileiro de Meio Ambiente (Iba­­ma) são atendidas visando ao bem-estar dos animais exóticos que vivem no local. O visitante tem a opção de conhecer a fazenda a pé, em um passeio de charrete ou andando a cavalo. "A cavalgada pode durar entre meia hora e duas horas. No trajeto mais longo, são oito quilômetros passando por dentro de mata, campo, riacho, dando a volta na fazenda inteira", ressalta Ribas.

Serviço:

Os preços do passeio variam de R$ 45 a R$ 150, dependendo da dia, da estrutura e dos serviços escolhidos:

São Luiz do Purunã: Pousada Parque São Luiz do Purun㠖 www.pousadaparque.com.br e (41) 3651-1166. Pousada Cain㠖 www.pousadacaina.com.br e (41) 4063-7271. Pousada Varshana – www.pousadavarshana.com.br e (41) 9191-7590.

Ponta Grossa: Safari’s Farm (Fazenda da Praia) – www.safarisfarm.com.br e (42) 3227-3797.

Fernandes Pinheiro: Pousada Fazenda Virá – www.pousadafazenda.tur.br e (42) 3459-1177.

* * * * *

Interatividade

O que você acha de trocar as férias na praia pelo campo?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]