• Carregando...

Durante as férias na praia ficamos expostos à areia, ao vento e à água do mar, o que pode provocar uma série de doenças. As micoses e parasitoses são muito comuns nesta época do ano. Se você sente coceira, tem feridas pelo corpo ou manchas brancas na pele pode ter contraído alguma dessas doenças.

Manchas brancas nas costas podem ser sinal de uma doença denominada pano branco. A maioria dos casos são registradas em crianças e pré-adolescentes de pele seca e que são sensíveis a irradiação solar. A doença atinge com mais facilidade as pessoas alérgicas.

Se as manchas aparecerem no rosto, por exemplo, podem indicar que a pessoa está desidratada. "Além de micose e desidratação, manchas brancas na pele também ocorrem por deficiência de melanina, principalmente em pessoas de pele morena", explica a médica dermatologia Annia Alves Cordeiro Lourenço, do Centro Médico de Especialidades.

A médica alerta ainda para o risco de micose na virilha, nos pés, axilas e regiões do corpo com dobras. A micose é ocasionada por fungos que surgem por causa da umidade. Além de cuidar da higiene, deve-se evitar ficar com roupas molhadas por um tempo prolongado. Outra dica é não compartilhar toalhas, roupas de banho e peças íntimas.

Se a micose na virilha não for tratada, há risco de atingir os órgãos do sistema reprodutor e a pessoa poderá ter infecções.

Também não se deve minimizar o problema nos pés, que pode evoluir para feridas na pele. O veranista poderá ter outras infecções e até erisipela. "As lesões na pele funcionam como uma porta de entrada para agentes infecciosos. Por isso é preciso tratá-las de forma rápida e correta", alerta a dermatologia.

Outra doença comum no verão é o bicho geográfico. A parasitose é causada pela larva migrans, presente nas fezes de cães e gatos. A larva caminha formando desenhos semelhantes a mapas. A orientação é para não levar animais para a praia e não caminhar descalço na areia fofa.

Segundo Annia, muitas dessas doenças de verão têm como sintoma em comum a coceira. A médica afirma que é preciso evitar esse ato, pois também pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos.

Além dos fungos, existem ainda as doenças causadas por bactérias, como é o caso de impetigo. A característica é o aparecimento de feridas e bolhas na pele. A doença passa facilmente para outras pessoas, por isso precisa ser tratada de forma rápida. Inicialmente, as feridas aparecem no nariz e na boca e posteriormente em outras partes do corpo.

A dermatologia reforça a necessidade de procurar um médico em caso de suspeita dessas ou de outras doenças. "Tratei de um paciente que estava com uma infecção e, inicialmente foi à farmácia para comprar um medicamento. Indicaram que ele tratasse com corticoide e o problema piorou ainda mais", alerta. Annia destaca também que não se deve tratar o problema com remédios e soluções caseiros, pois também há risco de piorar a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]