• Carregando...
É na fase da pré-escola que se desenvolvem as noções básicas de convívio social | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
É na fase da pré-escola que se desenvolvem as noções básicas de convívio social| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Formação

Também é na proposta pedagógica que se define a formação dos professores e educadores e se prevê cursos específicos de capacitação e atualização profissional.

Retornar ao trabalho após um período dedicado exclusivamente à maternidade configura uma das decisões mais difíceis que uma mãe tem de tomar. Não bastasse isso, outra decisão importante se faz necessária: aos cuidados de qual creche ou escolinha a prole será entregue. A escolha da instituição deve ser pautada por critérios que vão desde o projeto pedagógico adotado até a localização mais conveniente, mas, principalmente, deve ser feita de maneira criteriosa.

INFOGRÁFICO: Veja as dicas para escolher uma escolinha

De acordo com Fernanda Roche, psicóloga especialista em Saúde Mental Infantil e diretora da escola Criança em Foco, a educação para crianças de zero a 5 anos é a primeira etapa da formação educacional e fundamental para o desenvolvimento de noções básicas de convívio e interação social, confiança e respeito. "A base do desenvolvimento emocional de uma criança acontece nos primeiros seis anos de vida. É quando ela experimenta todos os sentimentos e vai desenvolver a curiosidade, a criatividade e o interesse pelo outro, a empatia", explica.

Projeto pedagógico

O primeiro passo para escolher onde matricular a criança é informar-se sobre o projeto pedagógico da instituição, que visa a responder à questão "Por que e para quê esse espaço educativo existe?" Para tanto, estabelece o quê e de que maneira se ensina; as formas de avaliação do aprendizado; a organização do tempo e a utilização do espaço físico da escola.

Também é na proposta pedagógica que se define a formação dos professores e educadores e se prevê cursos específicos de capacitação e atualização profissional. Fernanda destaca que os educadores devem ter capacidade de observação aguçada para identificar as demandas e capacidades de cada criança, personalizando o uso dos recursos educativos disponíveis.

Valores e conceitos

"O projeto pedagógico traduz uma série de valores e conceitos coerentes com a concepção de infância que a escola tem, e que devem estar de acordo com os objetivos e valores das famílias", explica Fernanda.

Além do projeto pedagógico, os pais devem estar atentos a itens como alimentação, segurança e higiene do local, estrutura física interna e externa, brinquedos e materiais didáticos utilizados e atividades propostas, entre outros. Mas, mais do que uma improvável escola perfeita, o mais importante é encontrar uma escola que reúna aquilo que os pais julgam melhor para seus filhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]